No dia 9 de março, sábado, a Família de Schoenstatt de Santa Maria e  o Jumas Santa Maria deram inicio às suas atividades.  A abertura contou com a presença da maioria dos Ramos da Família de Schoenstatt e foi dividida em momentos de espiritualidade, apresentações, testemunhos, Adoração e Missa.

O Jumas foi muito bem representado, com testemunhos que relataram a experiência de Missões. Fernando Henrique Berwanger, resume que as Missões Cristo Tabor 2013 contribuíram muito em sua vida, interiormente e espiritualmente, pois foi sua primeira experiência de Missão. Já Giovanni explicou detalhadamente essa grata incumbência de ser missionário. Através de uma apresentação de slides, mostrou os momentos mais marcantes das Missões, principalmente aqueles junto à comunidade.

A abertura também contou com um vídeo motivacional que deixou a Família ainda mais ansiosa para o apoteótico ano de 2014, que também nos aguarda para celebrarmos e consolidarmos por mais 100 anos esta Obra que nos agracia e envolve, para sermos a Geração Missionária que Schoenstatt merece.

Também ocorreu um teatro, que abordou de maneira lúdica a ideia do Pe, Kentenich e seus congregados de darem vida ao Santuário. Logo em seguida, houve uma Adoração e também a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Ottomar Schneider, de volta a Santa Maria após alguns anos em Londrina.

Ao término da Missa, foi a vez da abertura do ano de 2013 para o Jumas Santa Maria, que já estava em atividade desde o inicio do ano.
Para isso, foi realizada uma confraternização, dividida em três momentos: reunião entre os grupos, para projetarem o enfoque  no ano de 2013 e elegerem seus respectivos líderes; partilha dos grupos, com apresentação dos seus líderes (os Aliados elegeram Fernando Henrique Berwanger e os Universitários mantiveram em aberto a decisão); projetamos, no papel de Geração Missionária, rumo ao Centenário da Aliança, nossas conquistas para os anos de 2013 e 2014,  que serão o Cálice do Jumas (até o Ignis), o Globo da Taça de Fogo do Santuário (até junho de 2014) e o Santuário-Lar da Casa do Jumas SM.  Após a apresentação das conquistas, Guilherme de Vargas foi eleito Líder de Ramo; por fim, saboreamos uma deliciosa pizza.

As atividades também contaram com a presença de vocacionados que estão em Santa Maria: os três noviços dos Padres de Schoenstatt, que fazem seu estágio laboral junto ao Asilo Vila Itagiba Rafael Flausino, de Poços de Caldas,MG, Joaquín Lobos, de Santiago do Chile, e Filipe Araujo, de Araraquara, e o  postulante da comunidade dos Irmãos de Maria, Israel Cirino, além do nosso assessor, Ir. Manfred Worlitschek

É com esse espírito de conquistas e muito Capital de Graças que transformaremos a JMJ, o Ignis e principalmente o Centenário de 2014 em nosso campo de batalha, para conquistarmos, em perfeita harmonia, estas tarefas que a MTA nos incumbiu, e que por ela e por mais 100 anos de Schoenstatt, faremos com muita disposição e devoção filial.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.