Durante o feriado de Carnaval, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o Regional Sul se reuniu para realizar o Encontro Regional de Líderes. Com muito entusiasmo, 25 jovens se encontraram no Centro Tabor em Itaara para receber formação e decidir os rumos do Jumas no Rio Grande do Sul. Entre as cidades participantes estavam representantes de Ametista do Sul, Boa Vista do Buricá, Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Seberi. Também estavam presentes o Sr. Manfred Worlitschek, assessor Regional, Sr. Benedicto Fêlix de Santo Ângelo e o Sr. Marco Correa, assessor de Santa Cruz do Sul.

Com o passar da noite de sexta-feira, os diferentes grupos das cidades foram se reunindo no Santuário Puer et Pater para dar início ao Encontro. Junto à Mãe de Deus, puderam entregar tudo aquilo que deixaram em suas casas e aquilo que iriam viver no fim de semana.

Durante o sábado, foi trabalhado o tema da liderança frente ao grupo de vida e ao mundo, destacando o papel de líder do Pai e Fundador ao conduzir a Obra de Schoenstatt durante sua vida. Além disso, durante a tarde, foi proposta uma dinâmica de grupo para que os jovens tivessem uma pequena experiência como dirigente de pioneiros, na qual aqueles que já dirigem um grupo puderam partilhar sua vivência. Ao entardecer, foi dado um momento para um jogo de futebol e trilha. Ao fim da noite, foi realizado um forte momento de reflexão à respeito da missão dos líderes frente ao Jubileu de 60 anos do Jumas Regional Sul e do Jumas Brasil, fazendo uma retrospectiva da história do Santuário de Itaara.

No último dia de encontro, os jovens aprenderam um pouco mais sobre o ideal da coluna masculina do Movimento de Schoenstatt: O Puer et Pater. Nele foi destacado como o líder é chamado a ser pai para aqueles que lhe foram confiados e ao mesmo tempo filho diante de Deus Pai. Um exemplo vivo deste ideal foi Mario Hiriart, no qual o Pe. Kentenich pode ver cinco pontos essenciais para uma profunda vivência do Puer et Pater: ser modelo para o homem, ser claro no pensar, ser dedicado ao seu trabalho, ser disciplinado e ser religioso até o subconsciente. Por último, foi tratada a corrente de vida do “Tudo pela Rainha”, seguida de motivação para o Encontro Nacional e também para outras atividades do Regional e do Jumas Brasil, como as Missões Mistas Sanctuarium Vivum, Encontro de Músicos e Missões Cristo Tabor.

Do Santuário Puer et Pater os jovens foram enviados de volta às suas cidades para entregar tudo pelo seu ramo, com a consciência de que a coroação da Peregrina da Juventude Heroica não é um presente, mas sim uma missão para o nosso tempo.

Geração Missionária, Tudo pela Rainha!

20160216183250 20160216181912