Nesse domingo, dia 12 de novembro de 2017, a cidade de Santa Maria teve a 74ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira. O Lema foi inspirado no Hino de Nossa Senhora de Fátima “Ave, Ave, Ave Maria” e o Tema foi “Com Maria sigamos Jesus”. A caminhada, de acordo com a Brigada Militar, reuniu mais de 250 mil pessoas. Já a prefeitura de Santa Maria estima que o número de fiéis chegou a 300 mil neste ano.

Na noite anterior a Romaria, o Setor Juventude da Arquidiocese de Santa Maria realizou uma vigília diante da imagem da Mãe Medianeira no Santuário Basílica, com cada grupo ou movimento assumindo um horário. Entre as 23h e a meia-noite, a Juventude Apostólica de Schoenstatt realizou a oração do Santo Rosário presente no Rumo ao Céu, além de uma dinâmica sobre as graças de Nossa Senhora.

Na manhã de domingo, o ar mais ameno não impediu que a Juventude de Schoenstatt estivesse lá, marcando presença.

Durante a caminhada de três quilômetros, da Catedral até o Altar Monumento no Parque da Medianeira, prosseguimos em oração. Foi feito muito Capital de Graças, enquanto carregávamos a Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude com jovens de outros movimentos da Arquidiocese e com integrantes do Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira, que está completando 50 anos.

Apesar da dor e do cansaço causados pelo peso da Cruz, ver toda aquela gente fazendo suas demonstrações de amor, fé e devoção a Maria, bem como pensar no sacrifício de Cristo por nossa salvação, fez com que qualquer desconforto momentâneo deixasse de importar.

Em sua pregação, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, disse:

“Foi a esperança que deu força para o povo dessa terra que com o olhar fixo de Maria fez com que o povo encontrasse força, graças e bênçãos para superar as dificuldades e a crise vivida no passado e nos dias de hoje também”.

Ele também falou dos males que assolam a juventude do país e rogou que Nossa Senhora não deixe o povo perder a esperança e a fé. Durante toda a celebração, usou a frase do Papa Francisco: “Não permitamos que nos roubem a esperança” repetindo-a várias vezes junto com os romeiros.

Revigorados por esse momento de demonstração de fé, lembremos da motivação da fé em Nossa Senhora Medianeira, presente na sua imagem e que também está presente na vinculação a Schoenstatt:

“A vontade de Deus é que recebamos tudo por Maria”.

Sobre o Autor

Líder de Ramo do Jumas Santa Maria (RS) e estudante de Engenharia de Computação na UFSM.