A ideia de conquistar algum símbolo para o Santuário Tabor Porta do Céu vinha desde os mais antigos grupos da Juventude Masculina de Schoenstatt de Frederico Westphalen, sempre motivados em presentear a MTA com um símbolo com a cara do JUMAS. Na década de 90 o JUMAS FW foi presenteado com uma réplica da Taça de fogo pelo Irmão Manfred.

Começou a partir daí, tomar forma uma ideia de presentear o Santuário e a Mãe de Deus com a Taça de Fogo Original. Passado algum tempo, dessa réplica foram tiradas as medidas para construir a taça, não no tamanho e material original, mas que serviria por muitos anos para queimar nosso Capital de Graças. Essa taça foi colocada no ano de 2005 permanecendo até o presente ano de 2012.

No ano de 2010 foi decidido, que por ocasião dos 25 anos da Juventude Masculina em Frederico Westphalen, daríamos esse presente a Mãe de Deus: a Taça de Fogo no material e tamanho original. A partir daí se iniciou uma longa caminhada.

Em abril de 2011, os dirigentes do JUMAS FW, acompanhados de seu Assessor Sr. Eliseu Mazonetto, fizeram a primeira viagem a Santo Ângelo até uma fundição para acertar os valores e a data de entrega. Tudo ficou acertado, mas 15 dias antes da celebração do Jubileu recebemos a notícia que a Taça não ficaria pronta, pois o molde havia sido danificado. O Capital de Graças continuou e a celebração ocorreu na expectativa de que logo poderíamos entregar esse presente a MTA. Mas os caminhos que deveríamos passar não acabariam assim tão rápido.

Iniciou-se o ano de 2012 e foram feitas mas duas viagens até Santo Ângelo, sem sucesso.

Inicia-se então o mês de outubro de 2012. O mês mais movimentado da Família de Schoenstatt no mundo todo. Logo nos primeiros dias, recebe-se uma ligação de Santo Ângelo do Sr. Vilgues e do Sr. Benedito, dizendo que a Taça estava pronta e que já estava na Fundição desde o dia 05 de outubro –  um dia depois da data que completou 94 anos da morte de José Engling – 04 de outubro de 1918.

Uma semana depois no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, partimos até Santo Ângelo. Chegando lá nos deparamos com a grande festa em comemoração ao aniversário do Santuário Tupancirendá (Tenda da Mãe de Deus), parecia que tudo estava se encaminhando para uma grande conquista. Fomos até a fundição e encontramos no chão a Taça, seu suporte e o seu molde. Sem mais delongas carregamos e levaramos até o Santuário Tabor Porta do Céu de Frederico Westphalen.

No dia 27 de outubro, dia em todos comemoramos os 100 anos do Documento de pré-fundação de Schoenstatt, presenteamos a Deus, a Mãe Rainha e ao Cristo Tabor a Taça de Fogo. Com a presença do JUMAS de Ametista do Sul, realizamos a Santa Missa com a benção.

“Mãe, aceita esse presente que a Ti entregamos, e através de todo nosso Capital de Graças para esta conquista, faça com que saibamos assumir a Missão que o Pe. José Kentenich passava aos jovens a exatos 100 anos atrás: “Sob a proteção de Maria, queremos aprender a educar-nos para sermos personalidades sólidas, livres e apostólicas”.

 

Tua Aliança, nossa missão!

Juventude Masculina de Schoenstatt de Frederico Westphalen – RS.

VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR!

Postado por: Lucas Siduoski

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.