Estava tudo programado: 15 e 16 de outubro era o final de semana da comemoração dos 25 anos do JUMAS de Frederico Westphalen. Um ano de programações e metas. Diversos temas passaram pelos grupos: Cruzada 2014, Capital de Graças, Geração Missionária, tudo conciliado com o Jubileu.

A grande meta: conquistar a Taça de Fogo (Pira de Engling). O capital de graças estava sendo feito e tudo parecia correr no tempo certo, até que duas semanas antes começam algumas notícias não esperadas, tais como: a empresa não conseguiria entregar a Pira no prazo, as camisetas do Jubileu não iriam ficar prontas, a escola onde estava programada a noite jovem entra em reformas sem prévio aviso e ainda outros detalhes de infraestrutura tiveram de ser revistos.

O JUMAS frederiquense em meio a tantas dificuldades, não desistiu e enfrentou todos estes obstáculos. A programação foi cumprida, a Noite Jovem no sábado, 15, contou com a presença do Pe. Argemiro. Começamos com uma serenata a MTA e depois show com a Banda MPHC da Juventude de Schoenstatt.

No domingo, 16, a Missa em ação de graças pelos 25 anos e 8º aniversário do Santuário Tabor Porta do Céu contou com participação da família de Schoenstatt. E ao final da missa, com a bandeira do JUMAS Brasil e dos pioneiros, ao som da Oração de Franz Reinisch, os membros do JUMAS apesar de estarem em pequeno número, fizeram com que suas vozes ecoassem no terreno do Santuário.

Esse eco ficou lá, como marca dos 25 anos. A conquista espiritual e material da Pira de Engling continua, queremos conquista-la no final deste ano. Mas na cabeça dos dirigentes na reunião avaliativa ficou a pergunta: O que faltou para o JUMAS neste ano? Mais esforço? Mais dedicação? Quem sabe esquecemo-nos de vivenciar nosso ideal de ser Vinculados por Maria?

A decisão foi de que o JUMAS Frederico Westphalen passará por uma fase de reestruturação. Queremos vivenciar mais o ideal de Schoenstatt em nossos grupos, queremos seguir o exemplo de José Engling: “Ser tudo para todos, e propriedade especial de Maria”, assim, a partir desta data, está lançada a pedra fundamental da nova geração do JUMAS FW.

E como foi dito no final da noite jovem: Não desistiremos jamais, não deixaremos de ser o fogo do Cristo Tabor, não decepcionaremos a nossa querida MTA, e assim: Vivemos esperando… Dias Melhores…

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.