Leonard William Costa, 25 anos, estará à frente do Jumas SBC em 2010. Ele recebeu a maioria dos votos sob o olhar dos 45 membros presentes na votação que o elegeu. O novo Líder de Ramo foi eleito sábado (20/02), às 19h13. 

Para a função de vice-líder de Ramo, o escolhido foi o Gerson Silva Figueiredo, 17 anos, membro do Grupo 15.  

Após o pleito, o assessor do Jumas SBC, Sérgio Rodrigues, indicou ainda o novo chefe da Unidade de Pioneiros: Anderson Horto Teixeira de 19 anos, do grupo Guardiões do Fogo

Em seguida, Rodrigues falou que os líderes de Ramo e de grupo devem: animar os grupos, visitar os integrantes da Juventude e se interessar pela vida espiritual deles, além de tomar atitudes que contribuam para esse ambiente. 

E completou: “O líder deve ser instrumento de Deus para que o grupo cresça”.

O Jumas SBC entrevistou os novos líderes de Ramo. Confira:

1. Nome: Leonard William Costa  

2. Função: Líder de Ramo

3. Idade: 25 anos

4. Grupo do Jumas: Pentecostes

5. Ano que ingressou no Jumas: 1998

6. Apostolado: Catequista de Crisma e Dirigente de Aspirantes

7. Uma frase bíblica: “Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.” (I Coríntios 9:22).

8. O que espera fazer como líder de ramo? Ajudar a integrar universitários e aliados, trabalhar para para o crescimento do Jumas SBC e para que a Juventude tenha ardor pelo Ideal Nacional e viva este estilo de vida.

9. Como você poderá contribuir para Juventude? Quais os desafios do Jumas SBC em 2010? Conheço muito os grupos, vivi bastante a Juventude, amo a Juventude, é parte da minha vida. Alguns desafios do Jumas SBC 2010 são: formar novos grupos de Pioneiros e do Jumas e aumentar nossa contribuição na Paróquia.

10. Quais características pessoais suas poderão ajudar na liderança do Jumas São Bernardo? Acredito que o meu contato pessoal, a confiança que muitos têm em mim, a visão clara que tenho das nossas metas e saber lidar com tranqüilidade em situações exigentes, mesmo às vezes sentindo um pouco de medo. A oração, a espiritualidade e a fidelidade são coisas que prezo muito.

11. Cite um herói ou santo que você gosta: Franz Reinisch, com ele não havia meio termo. E o Papa joão Paulo II, como santo moderno, que soube ouvir as vozes de Deus e não tinha medo de errar e possuia profundidade. 

****************************

1. Nome completo: Gerson Silva Figueiredo

2. Função: Líder de Ramo

3. Idade:17 Anos

4. Grupo do Jumas ao qual pertence: G15

5. Ano que ingressou no Jumas: 2007A sala do pleito

6. Apostolado: Dirigente de Pioneiros e Líder da Unidade de Pioneiros

7. Uma frase do Movimento: “A juventude é ardor! A juventude é fogo! A Juventude é tempestade que ruge! A Juventude é espírito de sacrifício! Sem jovens nunca existiriam grandes obras! Schoenstatt não pode sustentar-se sem ombros juvenis…” (PK)

 8. O que você espera do líder de ramo? Entrega, empenho pela juventude. Esse Fogo do Cristo Tabor que esperamos um dia alcançar.

9. Como você poderá contribuir para Juventude? Quais os desafios do Jumas SBC em 2010? Estarei a disposição da Juventude. Terei que trabalhar muito para estar a altura dessa responsabilidade.  Estou para servir. Deixo nas mãos de Deus, e o que Ele precisar de mim, me empenharei para realizar. Essa geração tem que ser a base da próxima, e não simplesmente a antecessora. Tivemos pessoas que trabalharam, se entregaram para trazer toda essa consciência que nos é passada hoje, e devemos dar continuidade a esse ciclo para, quem sabe um dia, Schoenstatt possa ter uma grande relevância na sociedade contemporânea.

 10. Quais características pessoais suas poderão ajudar na liderança do Jumas São Bernardo? Fé, entrega, tranqüilidade (até certo ponto), vontade.

11.Cite o santo que você mais gosta: O que mais me chama a atenção é São Paulo. Por  tudo o que ele fez, ninguém esperava que ele pudesse agir da maneira como agiu depois de ter aquela visão, e todo aquele acontecimento que o fez seguir Jesus e não mais persegui-lo. O que acho interessante nisso é que para os dias de hoje, com tantos valores distorcidos e esquecidos, realmente é difícil imaginarmos algo parecido, e portanto, nem nos damos conta do que possa estar realmente acontecendo ao ao redor. 
 
Gilmar Dantas
 
Foto após a Eleição de Ramo

Foto após a Eleição de Ramo

À esquerda o novo Líder de Ramo (Leonard) e ao lado, o vice-líder Gerson

À esquerda o novo Líder de Ramo (Leonard) e ao lado, o vice-líder Gerson

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.