Aconteceu entre os dias 07 e 10 de Junho de 2012 o Acampamento do Jumas São Bernardo do Campo. Um momento muito esperado para este tempo, ano em que o Jumas completa 15 anos.

Realizado em uma chácara em São Bernardo, esteve o tempo inteiro frio. Mas a temperatura baixa durante o Acampamento não foi o suficiente para diminuir o Fogo que arde na Juventude da cidade.

Começou da melhor maneira possível, com a Santa Celebração na festa de Corpus Christi, presidida pelo Assessor Regional do Jumas Sudeste, Pe Alexandre Awi. Que logo em seguida, conduziu uma conversa sobre a Eucaristia e suas possíveis análises (Ação de Graças, Presença, Sacrifício e Comunhão/Aliança), elevando o nível de compreensão dos que ali estavam.

Sob o Lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações, com o Fogo Verdadeiro”, o primeiro dia do Acampamento trouxe um momento de Reflexão, um momento de confronto interno. Para preparar e viver dignamente a Jornada Mundial da Juventude, tem muitos detalhes a superar, e esse ”ser juventude” não é fácil, por isso a Comunidade, a Vinculação que sempre impera no Jumas SBC toma destaque neste processo de Auto Educação e formação também.

Sérgio Rodrigues, assessor local do Jumas, comandou esta tarde de maneira fantástica, transmitindo ao Jumas a importância da Oração, seus diversos tipos, e qual a influência exercida da Respiração correta na Oração. Coisas que fazem a total diferença, mas que não é valorizada como deveria.

Após o jantar, houve os preparativos para Vigília do Jumas. Esta primeira noite do Acampamento foi oração e mais oração. O frio que fazia estando em meio a árvores à margem de uma represa, não foram motivos fortes o suficientes para impedir que a oração pudesse se estender por toda a madrugada, apenas intensificou o Capital de Graças.

E foi neste espírito, na presença de Cristo sacramentado que se iniciou o segundo dia de Acampamento. Após a Oração da manhã seguido do Café, o casal Pedro e Keille (Família de Schoenstatt de São Bernardo) trouxeram a compreensão da juventude um pouco mais sobre Santuário Coração. Finalizando esta palestra com a mensagem da constante construção/renovação de nosso Santuário (Coração).

Este segundo dia de Acampamento também foi marcado por um momento muito especial: a despedida de Leonard, Cleber e Alberto. Estes foram responsáveis por grandes coisas na Juventude (hoje alguns são dirigentes de Aliados), mas sabemos que idendepedente de estarem no Jumas ou não, eles tem o mais importante, o Espírito JUMAS. Mesmo não fazendo parte oficialmente, sabemos que podemos contar com eles a qualquer instante.

Na noite de sexta, se aproximava um dos momentos mais esperados do Acampamento, que foi a vivência dos 15 anos de Jumas. Esta vivência foi preparada pelo G20, o grupo mais novo na Juventude que veio dos Pioneiros e este ano se tornou Jumas.

A brilhante Vivência trouxe um pouco do que foi a história do Jumas através de vídeos de alguns membros da 1ª Geração  de São Bernardo do Campo e de pessoas que fizeram parte dessa História (Júlio Fabiano, Deilton, Vagner, Anderson Sá), além de outras juventudes parabenizando e deixando sua mensagem para o Jumas SBC, como foi o caso de Poços de Caldas, Jaboticabal, Caieiras. Ao término, o G20 presenteou o Jumas com uma moldura um pocuo diferente, única, e para nós mais que especial.

Na manhã de sábado, após a celebração da Eucaristia, o tema tratado foi a Auto Educação.  Este tema foi exposto pelo Vagner Amorim, membro do Grupo Apóstolos (Grupo Fundador do Jumas SBC) e  formado em Psicologia. Entre as diversas coisas que é possível tirar das palavras ditas por Vagner, pode-se destacar o momento em que ele afirmou que a Vida em Comunidade é fundamental para a Auto Educação.

Na última noite, um dos momentos mais engraçados do Acampamento. A Festa a Fantasia trouxe diversão e principalmente criatividade.

Mesmo com o clima não ajudando muito, estando sempre frio e com certos momentos de chuva, as tardes livres foram aproveitadas, sim, pelo Juma SBC. A temperatura era um pequeno detalhe perto da vontade de poder se divertir com seus irmãos de Juventude.

Ao final do Acampamento foi realizada uma breve avaliação, para possibilitar um feedback ao Assessor e para os líderes, afinal, o Acampamento é uma constante oportunidade de vinculação, apostolado, oração e também de análises. E precisamos estar atentos a isso, para que em tempos de Jornada Mundial da Juventude, possamos como Juventude, desempenhar um ótimo papel de cristão e poder dizer a todas as nações: Eu Sou Jumas!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.