Na noite do dia 22 de Semtebro, o Jumas se reunia para uma comemoração. Afinal, no dia 20 de Setembro de 1997 se iniciava, na cidade de São Bernardo do Campo, a Juventude Masculina de Schoenstatt na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Ferrazópolis).

Uma pequena festa para os integrantes do Jumas foi organizada, com a finalidade não só de vincular, mas trazer de alguma forma essa história que nos foi dada como Herança. Em tempos atuais, podemos ver o quanto as coisas mudaram, e da mesma forma, o quanto as coisas poderão mudar. E é exatamente com este pensamento que o Jumas São Bernardo comemora mais um aniversário. A Geração que hoje se empenha pela Juventude tem seu perfil muito diferente das anteriores, não por menos: “somos a Geração Missionária!!”. Realmente se faz resposta as necessidades da comunidade que atua, em seu contexto atual.

 A Alegria, como sempre, se fez presente nesta noite onde o Jumas festeja seu aniversário, suas conquistas, seu trabalho, e quantos inúmeros sacrifícios entregues a Mãe de Deus como Capitais de Graça para a construção do Reino de Schoenstatt em São Bernardo.

“… É o prado de Sol no brilho do Tabor, onde Nossa Senhora Três Vezes Admirável impera no meio de seus filhos prediletos e retribui fielmente todos os dons de amor, revelando sua glória, sua infinita e rica fecundidade: é minha terra natal, minha terra de Schoenstatt!”, essas palavras retiradas do RC 600  (Rumo ao Céu) retratam a missão de todo Schoenstattiano! E para nós, São Bernardenses, não é diferente! Que São Bernardo um dia se faça plena, e desde já, trono da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A Filialidade Heróica é apresentada ao Jumas como Protagonistas da Cultura da Aliança. Somos chamados a mostrar a cara do Jumas! Mas antes de qualquer coisa, que vivamos o “ser Jumas”… Essa vivência se fez, e se faz nesta caminha de 15 anos no bairro Ferrazópolis. Que venham os próximos anos, novos desafios, novas mudanças, novos integrantes, mas que permaneçamos fieis ao que é esperado de nós, segundo os desejos do Pai eterno.

Parabéns o Jumas São Bernardo, e de modo especial aos primeiros grupos: Apóstolos, Pentencostes, Lumina Patris… Através dos “Sim” que eles deram, hoje estamos aqui, continuando a construir a história do mundo, a história de um grupo de rapazes que resolveram dar seu grito de protesto as distorções do mundo; um grupo de rapazes que buscam ser Homens Novos, em uma Nova Comunidade; que buscam ser respota ao mundo, ou seja, Fogo do Cristo Tabor!!

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.