“Recebi a palavra de Javé que me dizia: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. Mas eu respondi: “Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. Javé, porém, me disse: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo – oráculo de Javé.” (Jer. 1; 4-10)

Estas palavras do livro do Jeremias resumem um pouco do que a Juventude Masculina, ardentemente, vivenciou  nos dias 15, 16 e 17 de Abril  em Poços de Caldas. Tanto entusiasmo deveu-se à comemoração dos 21 anos do ramo da Juventude Masculina em Poços de Caldas e à Aliança de Amor de um dos protagonistas da nova geração do JUMAS na cidade.

No dia 15, reuniram-se no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova, junto com o Pe. Alexandre, assessor do Regional Sudeste, o seminarista Tito, que está acompanhando a juventude em seu estágio, e mais os três noviços: Breno, Fábio e Sérgio, que estão realizando seus estágios em Poços de Caldas, para dar início ao encontro comemorativo, organizado pelo José Rafael e pelo Luis Felipe. A começar por uma vivência em frente ao Santuário, preparado por Otávio Henrique, todos se confrontaram com situações do cotidiano que nos afastam ou nos aproximam das comemorações do Centenário da Aliança de Amor e, por fim, pode-se entender que a Geração Missionária não é feita pela individualidade de cada um, mas sim na ação conjunta de todos. Logo em seguida houve uma adoração ao Santíssimo no Santuário e, mais à noite, deu-se início ao retiro da Aliança de Amor do João Paulo, paralelamente à comemoração.

Na manhã do dia 16, as atividades recomeçaram com a participação de alguns JUMAS de outras cidades do Regional, como São Bernardo do Campo e São Paulo, e também um membro de Santa Cruz do Sul – RS. O JUMAS resgatou um pouco da história desses 21 anos com os fundadores do ramo em Poços, compartilhando experiências e enriquecendo nosso conhecimento histórico. O encontro seguiu com uma explicação sobre o lema que guiará a Juventude local durante este ano: “Servos da Rainha, Fonte do Fogo Heróico”. Rafael Flausino ficou encarregado de despertar nos demais esse desejo de ser servo da nossa Rainha da Renovação Heróica e, assim como nosso Santuário, ser fonte, mas fonte do fogo heróico que tanto está na mística da nossa Juventude. À tarde, Tiago Inácio, em uma conversa dinâmica, falou sobre a Cruzada 2014 e seus quatro pilares: Protagonismo Juvenil, Fogo da Missão, Cultura da Aliança e Unidade Internacional, enfatizando a importância de aderirmos a esta corrente de vida. Mais tarde, todos se reuniram em uma reunião de ramo para definir as diretrizes do JUMAS em Poços de Caldas neste ano de 2011. Desta reunião surgiram alguns projetos como “Círculo da Aliança” e “Peregrina Universitária”, os quais pedimos a oração de todos para que sejam implantados com sucesso.

Em seguida o momento ápice do encontro. João Paulo, que vinha sendo dirigido pelo José Rafael à cerca de um ano, finalmente disse SIM à vontade de Deus e da MTA e, em uma estupenda cerimônia, entregou todo seu coração para a Mãe de Deus e, com espírito protagônico, aceitou a missão de cuidar do coração de Maria que agora, mais do que nunca, faz morada em seu peito.

Por fim, domingo (dia 17) foi o dia da missa comemorativa dos 21 anos. Marcada por uma bela celebração com procissão de ramos, conquista do quadro da Mãe por parte do grupo de Pioneiros “Aliados de Maria”, dirigido por Otávio – que A coroaram como “Rainha da Juventude Heróica” – e uma bênção do Pe. Alexandre, que tanto se dedica à Juventude e se faz exemplo de como sermos Servos da Rainha, Fonte do Fogo Heróico.

Em nome da Juventude Masculina de Poços de Caldas, agradeço a todos que fizeram parte desses 21 anos, ajudando-nos a construir essa história de conquistas, superações e de uma heróica renovação.

 

Por: Rafael Flausino

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.