Durante os dias 22,23 e 24 de fevereiro, aconteceu no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova, a I Escola de dirigentes de aliados de Poços de Caldas, que contou com a participação de cinco rapazes do Jumas São Sebastião do Paraíso e dois do Jumas Poços, e foi assessorada pelo Pe. Alexandre  e pelo Deilton.

A concentração no Santuário aconteceu por volta das 21h, quando foi apresentado aos futuros dirigente o material de Formação da Escola.

Ao mesmo tempo, o Grupo de Pioneiros “Guerreiros de Maria” preparava-se para selar o seu Pacto com José Engling. Os Garotos adentraram o Santuário por volta da meia-noite para o tão esperado momento, que é o ápice da vida como pioneiro de cada um deles.

O sábado começou com a oração da manhã no Santuário, onde foi introduzida para os rapazes a Lectio Divina (leitura orante da Bíblia) que nem todos ali conheciam.

Por volta das 9h, ocoreu o primeiro momento de formação do dia, que falava sobre as nossas atitudes como dirigentes. Em seguida, foi celebrada a missa de passagem dos “Guerreiros de Maria” para os Aliados, e também da oficialização da Juventude Masculina de S. S. do Paraíso, em que foi assinado um contrato de fundação por todos os jumas de Paraíso, onde deram seu voto de responsabilidade como Geração Fundadora.

Após o almoço, os futuros dirigentes foram apresentados à Mística dos Aliados e aos materiais de reunião, e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o “Currículo básico” do Jumas.

Já a noite, depois do jantar, foi realizado um Bate Papo sobre “Os motivos de ser dirigente”, que contou com o testemunho do Fausto Ruiz, ex-seminarista dos Padres de Schoenstatt e que já dirigiu dois grupos no Equador, sua terra natal, e agora dirige o grupo Apóstolos 1, o mais antigo do Jumas Poços atualmente. Em seguida, houve uma adoração ao Santíssimo no Santuário, que encerrou a noite.

O domingo começou como de costume com a oração da manhã no Santuário, que dessa vez serviu como introdução à meditação da vida, ponto de extrema importância para a autoeducação  de qualquer dirigente e de qualquer schoenstateano.

O momento de formação da manhã teve como foco o “Educador autoeducado”, em que foram apresentados os meios ascéticos de schoenstatt aos rapazes.

Juntamente à Escola, durante todo o domingo, foi realizado o encerramento da peregrinação da réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude do Setor Poços da Diocese de Guaxupé. O acontecimento, que se mostrou claramente obra da providência divina, serviu para alguns participantes da Escola como mais um incentivo para o apostolado, uma das qualidades mais importantes para qualquer dirigente.

Após o almoço aconteceu o ultimo momento de formação, eu tematizou alguns pontos de grande importância para a preparação de uma boa reunião. Em seguida foi celebrada a missa de encerramento da Escola, presidida pelo Pe. Alexandre, e logo após vários membros do Jumas Poços participaram de uma vivência em prol da conquista da Placa de José Engling, que terminou com o tradicional Hino de Franz Reinisch.

Essa Escola de Dirigentes, serviu acima de tudo como uma Escola de Líderes no apostolado, algo que temos a necessidade SER  e VIVER em um ano de “Ide e fazei discípulos”, e que é o que o próprio lema 2013 do Jumas Poços diz: “Ignis Mariae, heróis da missão”.

João Batista de Oliveira

 

jumas1 jumas2 jumas3 jumas5 jumas6 jumas7jumas8 jumas9 jumas10

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.