No fim de semana dos dias 10 e 11 de novembro, no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova aconteceu mais umas edição do Acampio dos pioneiros, que contou com a presença do grupo Guerreiros de Maria, dirigido pelo Luis Felipe, do grupo Pioneiros Lendários, dirigido pelo Danilo Viana e Pelo Bruno Carneiro, além do recém-nascido grupo de pioneiros dirigido pelo Gabriel Viana e pelo Robson Augusto. Participou também Deilton de Sousa, que compõe o corpo de assessores do sudeste, e que auxiliou o encontro do começo ao fim.

O Acampio teve inicio às 10h da manhã com uma oração de abertura, e logo em seguida teve inicio a tradicional gincana, que desta vez teve como grupos participantes os “Papões” e o “Guerreiros de Fogo”, que durante toda a manhã competiram em brincadeiras como o Pega-lenço, Pega-bolinha, Quiz, e a Queimada do líder.

Logo depois, Deilton conversou com os pioneiros sobre José Engling e a simbologia por de trás da pira, e em seguida a bandeira dos pioneiros foi erguida em um mastro na frente do santuário, e lá permaneceu até o fim do encontro.

Após o almoço, a tarde mais uma vez foi repleta de atividades e já à tardinha foi feita a caça ao tesouro, estimulando o espírito do trabalho em equipe entre os pioneiros, e depois foi realizado o terço de José Engling, o qual teve seus mistérios contemplados a partir de fatos da vida do herói.

Depois do jantar, foi realizada a tribuna de honra, onde foram testados os conhecimentos tanto dos pioneiros, quanto de seus dirigentes. Enquanto eles esperavam até que chegasse sua vez, um forte espírito de contemplação cresceu em seus corações, e usaram esse tempo para rezar e para refletir sobre suas caminhadas como Jumas até ali.

Para a surpresa dos pioneiros, com o fim da tribuna a Prova de Fogo já estava para começar. Mais uma vez a coragem e a confiança na mãe de Deus foram testadas em uma pequena jornada em busca da luz e da segurança do santuário. Já sonolentos, porém cheios do fogo e da adrenalina que a noite os havia proporcionado, os pioneiros ainda tiveram forças para passar os últimos momentos da noite, ao redor da fogueira.

O domingo começou com a oração matinal no santuário, onde cada um pode expressar sua gratidão e seus pedidos à Mater, e após o café da manhã, a ultima parte da gincana aconteceu, e para finalizar a manhã, Deilton conversou mais uma vez com os meninos, que tiveram a oportunidade de expressar a alegria e o fogo que adquiriram durante o fim de semana.

Depois do ultimo almoço do acampio, começaram as preparações para o clímax do encontro: A santa missa. Essa teve inicio às 15h e foi celebrada pelo Pe. Denis Araújo. Em seguida, os pioneiros se dirigiram para o santuário onde o grupo Guerreiros de Maria conquistou oficialmente a estrela do lenço e selou a promessa do pioneiro, e o grupo Pioneiros Lendários conquistou oficialmente o lenço dos pioneiros.

Concerteza nossa mãe e rainha festeja cheia de alegria o nascimento de uma forte e heroica nova geração para o Jumas Poços, que vive aquilo que a própria oração de Pioneiros ressalta: “Querer ser firme na luta, livre para servir com alegria, e corajoso apóstolo do reino de Deus a da Mão três vezes admirável”.

 

 

João Batista de Oliveira

     

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.