Nos dias 4, 5 e 6 de novembro aconteceu o Acampamento Anual de Pioneiros na Regional de São Paulo, reunindo três lugares onde há muitos anos os Pioneiros funcionam e são a fonte de renovação da Juventude Masculina.

Este ano a cidade que foi sede do acampamento e responsável pela organização geral do evento foi Mairiporã, cidade que fica à uma hora de distância da cidade de São Paulo. Foi um evento ousado dos Pioneiros de Mairiporã, pois mesmo sem nunca terem organizado um acampamento assim, fizeram um grande encontro de Pioneiros reunindo membros de três localidades (Mairiporã, Jundiaí e Jaraguá).

O sítio onde foi realizado o encontro era muito grande e bem estruturado. Ao todo havia cerca de 60 pessoas presentes no acampamento, entre Encarregados, Pioneiros e a presença do Padre de uma das paróquias da cidade e o Assessor da Juventude Masculina, Pe. Clodoaldo Kamimura.

Generosidade ao máximo

O tema central das palestras foi uma das doze leis dos Pioneiros: “O Pioneiro é generoso ao máximo” e teve como objetivo, mostrar exemplos de generosidade e bondade aos Pioneiros através de figuras centrais do Movimento, como o Padre Kentenich e José Engling que é o Irmão Maior dos Pioneiros.

Entre uma palestra e outra, o clima era de descontração entre todos os Pioneiros, que puderam aproveitar o tempo de sol e calor deste fim de semana abençoado em Mairiporã, já que além de três piscinas, o sítio possuía um campo de futebol, entre outros atrativos.

Essa união de três localidades num mesmo acampamento serviu também para vincular mais os Pioneiros e os seus Encarregados, que muitas vezes não conhecem seus Irmãos de Ramo que moram em cidades vizinhas.

Coragem para enfrentar os desafios e união entre os ramos

A noite do sábado foi marcada pela Prova de Fogo, onde todos os Pioneiros tem que passar por um teste de coragem e também responder perguntas sobre a bandeira e a missão dos Pioneiros de Schoenstatt aos encarregados que ficam espalhados por diversos pontos do sítio.

No domingo, para fechar esse grande encontro, realizaram um churrasco entre todos os participantes e a entrega de pequenas Imagens Peregrinas ao grupo de Pioneiros que mais se destacou durante todo o acampamento.

A generosidade que muitas vezes marcou a vida do Pai Fundador e de José Engling, que entregou sua vida no lugar do próximo, foi transmitida aos Pioneiros, que serão os membros da Família de Schoenstatt de amanhã. A generosidade e a consciência de missão, da responsabilidade de que é preciso ser ousado e confiar na Mãe de Deus mesmo nos momentos de dificuldade, é que farão desses Pioneiros futuros Homens Novos.

Texto por Cássio Aparecido Leal de Faria

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.