Nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2012, aconteceu o primeiro Encontro do Homem Novo reunindo os aliados da Paróquia de Santa Teresa de Jesus e São José Operário de Jaboticabal/SP. Reunimo-nos numa edícula gentilmente cedida por pessoas da Paróquia, onde ali podemos realizar várias atividades da Oficina do Homem Novo. Estávamos em 12 meninos junto com o Seminarista Deilton que foi o nosso condutor pelos vários momentos de formação. Este encontro na verdade começou na sexta-feira dia 14 à noite onde preparamos nossos crachás que a cada passo conquistado ganhávamos uma parte da bandeira e o Leandro nosso dirigente explicava aos novos o que cada símbolo representava.

No sábado começamos bem cedo com as formações, iniciamos construindo a ideia de Homem de Velho, onde concluímos que no momento em que nascemos já somos homens velhos, cabendo a nós por meio da Aliança com Maria e pela nossa autoeducação nos tornarmos homens novos.

Queria abrir um espaço aqui e em especial agradecer a Sra. Cleide, mãe do Vitor que inteiramente se dedicou a preparar nossas refeições, e nos proporcionou uma comida maravilhosa, e todas as pessoas que doaram alimentos para nosso encontro, que no final sobrou muita comida que foi doada a quem precisava.

Na tarde de sábado tivemos o momento de recreação onde jogamos futebol, e nos divertimosem grupo. Logoapós o momento do banho voltamos às formações e criamos a ideia de Homem Novo e o que precisamos para sermos um, em seguida fizemos um momento mariano, rezando um terço andando pelo local e finalizamos com todos dentro de uma capela. Após um maravilhoso cachorro-quente tivemos um momento super especial, o Pe. Leandro, pároco da Paróquia de São José Operário celebrou uma missa para nós onde pudemos no momento da homilia partilhar nossos conhecimentos e nossas opiniões sobre o que aprendemos no decorrer do dia. No momento do ofertório, ofertamos nossos crachás como capital e graças e ao final da celebração, o padre entregou aos meninos do grupo do Leandro a bandeira do Jumas, que foi conseguida com muita dedicação e empenho.

Para fechar a noite iriamos queimar os capitais de graça numa fogueira preparada anteriormente, mas como estava chovendo queimamos numa churrasqueira, garanto a vocês que isso não foi motivo para desanimarmos, pulamos e cantamos sem parar, com a mesma alegria de sempre.

No domingo acordamos cedo e logo após o café da manhã agradecemos a Maria e São José pelo encontro que tivemos e relembramos como foi o ano do movimento em nossa cidade e como vai ser os próximos eventos no ano que vem. Por fim todos ajudaram na organização do ambiente e finalizamos com um belo almoço de domingo.

Graças a Maria e a São José Operário nosso encontro foi muito produtivo e recompensador, e esperamos que eles nos acompanhem na nossa caminhada e que venham vários outros encontros e formações.

Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor.

 

Paulo Tadeu Donadon

   

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.