Com a participação das cidades de Cândido Rodrigues, Jaboticabal, Taquaritinga e a comunidade de São Bento de Vila Negri, aconteceu a segunda caminhada do Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt da Diocese de Jaboticabal), culminando com missões na comunidade de São Bento de Vila Negri. No primeiro final de semana de fevereiro, jovens de varias cidades de nossa Diocese, se reuniram em um só ideal, com um só coração e com um só amor, amor a nossa grande Mãe e Rainha e seu Filho Jesus Cristo.

Levamos conosco a placa de José Engling, que está em peregrinação pelo regional Sudeste. A vida de José Engling, morto na primeira guerra mundial, foi um exemplo de amor e doação a Jesus e Maria. Inicialmente nos deu força para suportar os10 kmde caminhada, inflamando os jovens (Fogo do Cristo Tabor) para sempre persistir nos ideais Cristãos, mesmo nas dificuldades. Posteriormente, sua imagem nos presenteou com o espírito missionário e assim, visitando as famílias, realizamos o principal objetivo da caminhada. Em suma, o contato do grupo com a placa mostrou-nos um exemplo de constante busca pela plenitude com Deus e com isso reavivou o sentido de estarmos ali, em peregrinação , auxiliando na evangelização .

Todos os jovens cristãos deveriam ter a oportunidade de viver essa experiência magnífica, de levar Cristo através de Maria a muitas pessoas.

Com momentos de oração, reza do terço, partilha da Palavra, os Jovens viveram uma espiritualidade de verdadeiros missionários. Eles não tiveram medo ou vergonha de sair batendo de porta em porta para levar a todos Jesus e Maria, a grande Missionária.

Em cada casa que visitávamos com a Imagem da Mãe Peregrina e a Bíblia, as famílias se reuniam para rezar, fazer os seus pedidos e agradecimentos. Algumas pessoas, não contendo a emoção e felicidade ao receber a Imagem de Maria com seu Filho no colo, começavam a chorar.

Em cada casa que passamos, e com cada jovem que tivemos a oportunidade de conversar, quisemos deixar a mensagem: Somos jovens, o mundo oferece outras opções, poderíamos estar fazendo várias atividades ou apenas descansando, mas escolhemos ajudar Cristo na construção de um mundo novo e Cristão, anunciando sua Palavra acolhendo as famílias e edificando a comunidade. Com esta iniciativa percebemos a importância da Juventude na Igreja.

O encerramento se deu com a Celebração Eucarística na comunidade de São Bento de Vila Negri presidida pelo Pe Paulo Colangêlo, com a presença da comunidade e das famílias visitadas.

Em nome de toda Juventude Masculina de Schoenstatt agradecemos a Deus, ao Pe Paulo Colangêlo, a Paróquia de Cândido Rodrigues, aos colaboradores que trabalharam no anonimato, a comunidade de Vila Negri, bem como, as famílias que nos receberam.

 

“Vinculados Por Maria, Fogo do Cristo Tabor”.

Luiz Felipe Ferreira Araújo e Vinícius Berti Girotto

Integrantes do JUMAS