Nos dias 13 a 15/04, em que nossa Igreja celebrava a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, 18 membros do Jumas do Regional Sudeste se reuniram na Casa do Jumas no Santuário Sião do Jaraguá/SP para a II Etapa da Escola de Protagonistas 2017.

A Quinta-Feira Santa começou com um jantar-vivência revivendo a última ceia de Jesus com seus apóstolos, com todos sentados no chão em torno à uma mesa baixa, se alimentando de comidas típicas dos judeus. Em seguida realizou-se a Missa do Lava-Pés, quando os membros da escola puderam partilhar as vivências que tiveram desde a primeira etapa (realizada no carnaval), além de fortalecer o espírito de humildade que Cristo nos ensinou, lavando os pés uns dos outros.

Já era começo da madrugada de quinta para sexta quando teve início a vigília junto ao Santíssimo Sacramento. Durante toda a noite, a cada hora Cristo foi acompanhado em seus momentos de oração e sofrimento antes do Calvário, recordando-nos dos momentos de sofrimento e cruz na vida de cada um. A vigília se estendeu até às 8h de sexta, quando na oração da manhã iniciou-se um retiro de silêncio, tendo como pano de fundo para as reflexões um paralelo entre a vida do Padre Kentenich, a vida de Cristo e a vida de cada um de nós.

Na Sexta-Feira Santa, às 15h, houve a celebração da paixão de Cristo com adoração à Cruz e, mais tarde, a Via-Sacra da Geração Missionária. Marcada por um gesto concreto a cada estação, a via-sacra foi muito marcante para todos os presentes pois, de forma muito especial, relembrou todo o sofrimento que Cristo enfrentou pela humanidade e colocou os membros da Escola de Protagonistas para sentirem na pele uma fração desse sofrimento.

Ao longo do encontro houveram formações sobre os 4 marcos históricos de Schoenstatt, conduzidas pelo seminarista Gabriel Oberle, padres Afonso Wosny e Clodoaldo Kamimura e Diego Mota (antigo membro do Jumas Jaraguá, hoje na União de Famílias). Estes momentos foram importantes para um aprofundamento das lideranças do Regional Sudeste no conhecimento e vinculação a Schoenstatt e ao Pai Fundador.

A tarde do Sábado Santo foi dedicada a trabalhos práticos onde foram apresentados e discutidos os materiais preparados desde a primeira etapa que em breve serão disponibilizados para todo o Jumas Brasil a fim de viver melhor a Geração Missionária baseado em temas atuais e marcantes da sociedade.

Além disso, houve a descoberta do lema dessa Escola de Protagonistas: “Renovados pela Cruz, Schoenstatt para a Nova Sociedade”. Através da consciência de que as cruzes que enfrentamos são um caminho para alcançar a nossa grande meta de entrega de amor e de um aprofundamento na história, espiritualidade e pedagogia de Schoenstatt, transformar cada âmbito da sociedade para um reino de Maria, um reino de Cristo.

Por fim, no Sábado a noite com grande alegria e renovados pela vivência da Escola de Protagonistas, celebrou-se a Vigília Pascal, com a benção do Fogo Novo, rememorando a história da salvação que Deus Pai entregou para nós.

 

 

Sobre o Autor