Com o Ideal nacional “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”, o Fogo do JUMAS começou a incendiar Brasília em Julho de 2011.

Antes disso, na Liga dos Homens, um membro mais jovem, Guilherme, sentiu-se tocado a iniciar um grupo da Juventude Masculina no Santuário Tabor da Esperança, buscando assim a Escola de Dirigentes juntos com o companheiro Arthur, ambos topando o grande desafio da fundação de um ramo.

Em 30 de julho de 2011, após a preparação deles, com a ajuda do seminarista Júlio (que se ordena este ano), iniciou-se o primeiro Encontro do Homem Novo de Brasília. Numa das vivências, após refletir e anotar as características de homens velhos, os meninos sujaram as mãos de lama e caminharam refletindo, no escuro, para o Santuário. Passaram por essa experiência antes de aceitar o compromisso de se tornarem Homens Novos, entrando e se entregando de mãos limpas na casa da Mãe, oferecendo a Ela esse compromisso.

No dia seguinte, aprender sobre a autoeducação para alcançar as metas e de porque Maria é a Mãe e educadora do Homem Novo.

Ao chegar Setembro de 2014, entre idas e vindas do padre Alexandre Awi, acompanhando o grupo, chegou o momento da Aliança De Amor e fundação concreta do grupo de 11 jovens (Allan, Arthur, Bruno, Esdras, Gabriel, Gustavo, Jatir, Luan, Luiz, Marlon, e Thércio). Foi muito frutífero para o JuMas Brasília e também para Família de Schoenstatt, pois vinculou ainda mais seus membros, tornando-nos cada vez mais uma grande e única família.

O grupo chamado Missionários Do Tabor Centenário selou a Aliança de Amor, 27/09/2014 às 19h30min. no Santuário Tabor da Esperança – Brasília, estavam presentes os familiares, novos membros da Juventude Apostólica, amigos e a Família de Schoenstatt de Brasília.

Cada um dos jovens recebeu o chamado de Deus, na realidade concreta de sua vida de um modo diferente. Quase sempre há a mão de alguém que, como ao cego Bartimeu, ajuda-nos a chegar mais perto do Senhor, para dele recebermos a cura da cegueira, de paralisia, do comodismo, dos medos… Porém todos reconhecem por trás da mão do amigo-instrumento, Jesus, a mão bendita de nossa querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Em Brasília, estes jovens receberam o convite para seguir por esta estrada que vai se abrindo à sombra do Santuário. Estão ainda no começo, como criancinhas no regaço da mãe recebendo os primeiros cuidados. Iniciaram o JuMas com encontros semanais no salão de reuniões do Santuário, após as missas de sábado. Partilharam momentos de oração, reflexão e formação. Tornaram-se irmãos.

É como o Nosso Pai Fundador, nos fala: se queremos ser e permanecermos como verdadeiros filhos de Schoenstatt, se queremos educar verdadeiros homens de Schoenstatt, então nós mesmos temos que sermos verdadeiros filhos da Providência e educar a outros para esta Fé prática na Divina Providência.

Sobre o Autor

Desenvolvedor