Após a realização da IV Escola de Protagonistas e motivados pela abertura do Ano do Padre Kentenich, o Regional Sudeste vem entregar um presente ao Jumas Brasil e à MTA na forma de um material sobre o espírito e os pilares da Geração Missionária que impulsionam a construção de uma nova ordem social.

As etapas aconteceram na Casa do Jumas no Santuário Sião do Jaraguá/SP, reunindo 18 jovens protagonistas do regional Sudeste com o seminarista Gabriel Oberle e os assessores Padre Afonso Wosny e Padre Ailton Brito. Em três encontros ao longo de 2017 cheios de espiritualidade e vivências marcantes, trabalho e formações intensas, vinculação e experiências de apostolado arrecadando roupas para os mais necessitados e visita ao Centro Educacional Catarina Kentenich, chegou-se a este excelente material que leva a ideia de reflexão sobre as atitudes que a nossa geração deve tomar para ser verdadeira protagonista na estruturação da Nova Ordem Social pregada por nosso Fundador.

O material está sendo mandado para os dirigentes através dos líderes de ramos, secretários regionais e assessores do Jumas para que já possam utilizar e alcançar crescimento dentro de seus grupos.

Gabriel Argentão, Gabriel Lenharo e Pedro Paulo, que participaram e ajudaram na criação do material, contam um pouco de suas experiências durante a IV Escola de Protagonistas:

“Ter parte com a preparação do material é de sentir um grande orgulho de ser Jumas. Meu grupo ficou com o fogo da missão, tínhamos que mostrar como viver e Cultivar o fogo da missão no dia a dia de um grupo de Jumas em sua cidade (nas escolas, faculdades, trabalho, festas etc). Para montarmos e explicarmos esse tema usamos em grande parte a vida que o nosso fundador levava em oração e prática para manter a meta de santidade e usamos experiências e vivências do nosso próprio grupo para poder montar o material.” (Gabriel Argentão)

“Nós queríamos fazer um bom trabalho e deixar algo inesquecível, e principalmente, que fosse pra sempre utilizado. Pensamos numa ideia que fosse ligado a juventude e de um tema frequente. A partir disso, fizemos um jogo, que é algo prático e educativo, com o tema corrupção. A corrupção é algo que vivemos e que infelizmente vamos sempre viver no nosso país. Vimos a necessidade de mostrar pro jumas qual postura devemos tomar, ou seja, como devemos agir como protagonistas nesse meio de corrupção. E o jogo mostra isso. Sobre a vivência espiritual que tivemos durante o encontro, foi algo sensacional. Gostei muito das vivências e dinâmicas durante a semana santa e, de como foi retratado o próprio Cristo. Desde a Quinta-feira Santa onde comemos pão e folhas amargas (alimentos das ceias no tempo de Cristo), até tudo que vivemos tentando retratar o que Jesus viveu, como foi feito a Via-sacra. E foi bem legal, pois nenhum membro da Escola de Protagonistas havia vivido aquilo. Tudo valeu muito a pena, foi fantástico. Foi fantástico, pois o nosso espirito esteve sempre muito forte. A união dos integrantes foi essencial e espero que seja assim até a ultima etapa da Escola.” (Gabriel Lenharo)

“A Escola de Protagonistas foi, junto com as missões, uma das mais ricas vivências de Schoenstatt que tive até agora. Poderia falar talvez que, mais do que crescer em Schoenstatt, eu cresci na vinculação com os meus irmãos de Escola, mas isso se Schoenstatt não fosse em si mesmo uma profunda experiência de vinculação. Assim, posso dizer que a Escola me proporcionou sim crescer em Schoenstatt e, mais do que isso, de uma forma integral: aprofundei meus conhecimentos com as várias formações, cultivei meu espírito diante das muitas vivências (especialmente na Semana Santa), pude trabalhar mais e mais ao elaborar os materiais e ser um dos responsáveis pela sua edição, mas, sobretudo, pude criar fortes vínculos com meus irmãos de Escola, principalmente no sentido de lutarmos juntos pela construção de uma Nova Sociedade!” (Pedro Paulo Weizenmann)

 

Procure o líder de ramo da sua cidade, o secretário do seu regional ou seu assessor e busque esse material para trabalhar com seu grupo. Viva a Geração Missionária intensamente, sendo protagonista da construção de uma nova sociedade.

 

Reveja as notícias anteriores sobre a IV Escola de Protagonistas do Jumas Sudeste:

1ª etapa: http://www.jumasbrasil.com.br/sudeste/araraquara-sp/iv-escola-de-protagonistas-para-a-nova-sociedade
2ª etapa: http://www.jumasbrasil.com.br/sudeste/ii-etapa-da-escola-de-protagonistas-2017
3ª etapa: http://www.jumasbrasil.com.br/geral/iv-escola-de-protagonistas-do-jumas-sudeste

 

Sobre o Autor