Nos dias 13, 14 e 15 de Setembro aconteceu no Santuário Sião – Jaraguá, a terceira Etapa da Escola de Protagonistas do Jumas Sudeste, o primeiro encontro a nível Regional pós Ignis/JMJ.

Esta etapa teve como objetivo cumprir as últimas propostas a serem trabalhadas em prol não apenas do Jumas Sudeste, mas sim de todo o Jumas Brasil. A Escola contou com a presença de 13 integrantes das cidades de São Paulo (Jaraguá e Vila Mariana), São Bernardo do Campo, Campinas e Poços de Caldas. Contou também com o apoio dos que integraram a primeira edição da Escola, ocorrida em 2011.

Na noite de sexta, os Protagonistas tiveram um momento visando recordar toda a experiência vivida no Ignis e na JMJ, além de poderem meditar sobre o material desenvolvido por eles próprios (GM para a Igreja), associando pequenos fragmentos de texto do material ao que foi vivenciado no Rio de Janeiro.

No sábado, conduzidos pelo Padre Alexandre, os rapazes tiveram uma importante formação sobre Mariologia, objetivando com todo o trabalho sobre o tema, produzir um novo material para o Jumas Brasil (em breve). Na mesma noite, um momento mais descontraído: a “roda teológica”. Com um bom chimarrão, bolo e um longo bate-papo, muitos dos Protagonistas tiveram suas dúvidas em relação a temas da Igreja discutidas e sanadas, tudo isso preparando também o espírito deles para a vivência da noite. Durante a vivência, puderam se imaginar na presença de Cristo em direção ao Calvário, e refletir sobre o sentido da conquista do Cálice do Jumas Brasil. À sombra do Santuário, os rapazes se viram em um ambiente do qual o próprio José Engling enfrentou na guerra, tendo um breve momento para conversar com nosso Irmão Maior, e dedicaram toda a noite vivenciada pela Mãe de Deus e para Ela.

O domingo foi um dia especial: projeções pessoais e para o Jumas Sudeste. Os temas foram os meios ascéticos de Schoenstatt, e as próximas atividades da Regional até a Missão Cristo Tabor, em Janeiro de 2014. Na missa final foi uma despedida do seminarista Deilton, que tanto ajudou o Jumas Sudeste e principalmente na preparação do Ignis Rio 2013, recebendo com muito carinho os aplausos do rapazes e deixando um “até breve” a toda Juventude Masculina.

Ao término do encontro, um gesto semelhante ao da primeira edição da Escola de Protagonistas, onde, junto à imagem do Pai fundador, os Protagonistas receberam cada um sua cruz-espada, dando o sentido de serem Protagonistas inflamados com o Fogo da Missão, e em Unidade, difundir uma Cultura da Aliança para o mundo inteiro.

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.