Em meio a folia e as festividades do carnaval, dos dias 8 a 12/02 14 integrantes do Jumas da Regional Sudeste se reúnem no Santuário Sião – Jaraguá/SP para a 2º edição da Escola de Protagonistas. Estiveram presentes integrantes de São Paulo (Jaraguá e Vila Mariana), Campinas, São Bernardo do Campo e Poços de Caldas – MG. Também estiveram presentes 8 integrantes da I Escola para auxiliar  na organização e no bom andamento do encontro, juntamente com os assessores: Pe. Alexandre e Deilton.

Como o próprio nome já diz, tem como objetivo tornar o espírito da GM 2014 mais presente na vida e cultivar esse mesmo espírito de modo especial neste ano de grandes eventos como o IGNIS e a JMJ.  Dando início na 6ª feira a noite, os protagonistas entraram no clima da Escola, alguns com muita vivência no Jumas, outros com pouca, mas foram escolhidos primeiramente por seus esforços, por seus empenhos em viver a Aliança de Amor a cada dia, em cada entrega por seu ramo.

Na tarde do primeiro dia, um gesto simples, mas de muita importância foi proposta: ajudar na reforma da Casa do Jumas Jaraguá, que de certo, também será a Casa do Jumas Sudeste. E todos se puseram, com grande alegria, a lixar as paredes. Confiram o vídeo abaixo  ou através do link: http://jumas.me/3ah .

Um tema que não tem como desassociar do Protagonismo, é Cultura. E para nós schoenstatianos, Cultura se faz através da Aliança de Amor. E neste pensamento, o Domingo foi escolhido para ter uma “Tarde Cultural” no Museu de Arte Sacra de São Paulo (http://www.museuartesacra.org.br/). Uma visita como esta torna claro a importância da Cultura Católica no Mundo, sem levarmos em consideração as inúmeras outras áreas que também foram influenciadas pela Igreja Católica (Administração, Contabilidade, Matemática, etc…).

Ao longo da Escola, muito se buscou fazer um paralelo GM / Igreja, e dessa busca surgiu mais um Material para o Jumas, que em breve todos poderão conferir. Este Material é similar ao que a I Escola de Protagonistas elaborou (GM 2014 – Nos passos da Cruzada), um material para quatro reuniões, ordenadas pelos pilares da GM e que tem como objetivo, preparar a Juventude para um trabalho com a Igreja, afinal, também somos Igreja.

A Escola também foi marcada por uma surpresa: O Papa renuncia. Neste momento se deu mais claro ainda a importância de estarmos preparados para estes novos tempos. A Igreja necessita, mais do que nunca, de Jovens dispostos a se doar por inteiro; a defender sua fé em meio a tantos questionamentos vindos de todo o mundo. Mas viver a Geração Missionária é a resposta para este Desafio!

E com uma manhã de decisões, a 1ª Etapa da II Escola de Protagonistas se encerra. A próxima data escolhido foi a Semana Santa, tempo de reflexão e oração. Permaneçamos firmes na fé, para juntos forjamos uma Cultura de Aliança ao mundo.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.