Após o sucesso da Missão Cristo Tabor, alguns membros do Jumas do Regional Sudeste voltaram a se reunir à sombra do Santuário Sião no Jaraguá. Desta vez para a Escola de formação e reciclagem de dirigentes de pioneiros e Aliados. O Encontro aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de março, com aproximadamente 70 participantes.

O trabalho foi intenso, logo na sexta à noite (02/03) foram iniciadas as atividades, com uma dinâmica de apresentação e integração. Este primeiro momento da Escola foi encerrado com uma bela oração explicada, onde foram dadas algumas dicas de como preparar uma boa oração para um grupo de pioneiros ou aliados.

O sábado começou a todo vapor, pela manhã os participantes da escola foram divididos em dois grupos: um para a formação de dirigente de pioneiros e outro para dirigentes de aliados. Os trabalhos foram conduzidos  pelos Assessores; Pe Vandemir Meister, Pe Alexandre Awi e Sérgio Rodrigues.  A tarde também seguiu em dois grupos separados, mas desta vez a divisão foi feita pelos que já tinham participado de alguma escola anterior e pelos que ainda participavam pela primeira vez.

Depois de diversos momentos de partilha e troca de experiências, a noite todos juntos participaram da missa preparada pelos postulantes que acompanhavam o encontro (Rafael Flausino, Filipe Araujo, Gabriel Oberle, José Rafael e David Barbato); foi utilizado a simbologia da árvore na qual os dirigentes foram associados, pois devem ser firmes,  enraizados e por isso dão muitos frutos.

Já no último dia de encontro, nada de cansaço ou desânimo, muito pelo contrário, o que se via era uma juventude animada e cada vez mais interessada pelos temas. No mesmo estilo de trabalho do sábado se passou o domingo, e após o almoço todos estavam em volta do Santuário para a missa de encerramento. Em seu último momento de escola os novos e renovados dirigentes foram enviados por Maria através do Pai Fundador, onde cada dirigente assumiu a missão de caminhar junto com o Pai, e assim ajudá-lo a levar Schoenstatt ao mundo!

Não podemos deixar de mencionar o forte Espírito da Geração Missionária que foi vivido durante essa escola, é evidente que uma Nova Geração chegou ao Regional Sudeste, um forte espírito Missionário toma conta dos corações dessa juventude, que se mostrou disposta e preparada para assumir grandes desafios.

Por  Maike Andrade e Bruno Mamede

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.