No último fim de semana durante os dias 15 e 16 de dezembro a Juventude Masculina de Schoenstatt das cidades de São Sebastião do Paraíso – MG e Araraquara – SP, se reuniram no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, na cidade de Araraquara, para encerrar suas atividades. Além da presença de ambos os ramos o Assessor do Jumas Araraquara, Pe. Afonso, também acompanhou as atividades deste encontro, motivando a cada integrante através do Lema Nacional “Como Kentenich, portadores de Cristo!”.

Após o Jumas Paraíso ser acolhido pelos anfitriões, a Irmã de Maria Mariane deu uma breve explicação aos visitantes, sobre o ideal do Santuário em Araraquara e também de suas peculiaridades.

Motivados a aprofundarem ainda mais no Lema Nacional durante esse encontro, a noite da sexta feira de cada menino do Jumas foi marcada pelo heroísmo de Jesus Cristo, sua tão grande importância dentro da vida de cada um enquanto Jumas e como a cada dia mais devemos porta-lo. Por isso todos foram convidados a participarem um pouco do heroísmo de Cristo revivendo de uma forma mínima sua Via Sacra, terminando a 15º estação com a Santa Missa que se prolongou com uma adoração, onde cada um teve a oportunidade de entregar para o próprio Protagonista daquela história seus anseios, medos e fraquezas, para que Nele encontrem forças.

No dia seguinte já ao amanhecer, ao irem ao Santuário e fazerem a oração da manhã, todos foram convidados a refletir sobre qual é a missão na qual Deus nos confia e também como devemos nos entregar para que ela seja realizada da melhor forma possível, como Abrão recebeu a missão de Deus de entregar seu filho Isaac e também como Kentenich, de entregar-se por inteiro pela obra de Schoenstatt. Durante a manhã foi conduzido um momento na qual todos tiveram a oportunidade de se conhecerem, conhecer um pouco mais da vida dos Ramos, suas metas e o que vivem atualmente, momentos como esse fortalece a cada menino do Jumas, estimulando-os a viver ainda mais o Ideal Nacional .

Logo em seguida à sombra do Santuário, todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Pe. José Kentenich, tirar algumas dúvidas e também entender algumas curiosidades de sua vida pessoal, como Pai e Fundador, para poder viver um pouco mais intensamente esse ano dedicado ao nosso Fundador.

O período da tarde foi cedido para um tempo livre para descontração, conversas, brincadeiras para que a vinculação entre as cidades se consolide e fortifique a cada ramo. No fim da tarde no Santuário, nos despedimos e encerramos o encontro nos consagrando e agradecendo a Mãe de Deus pelo nosso ano e também pelo encontro que tivemos a oportunidade de realiza-lo ali na sua Morada da Alegria Vitoriosa.

Jeberson Moreira (Jumas SSP)