Objetivo do ENL (Encontro Nacional de Lideranças 2003):

“A partir de uma melhor compreensão da nossa missão como Juventude Masculina,

 queremos ser líderes conscientes para um novo Brasil,

fortalecendo nossa unidade nacional.”

 

As três frases da formulação anterior apontam, respectivamente, aos três elementos principais que serão trabalhados neste ENL:

  1. Jumas, para quê? Queremos conversar sobre o que nos move como Juventude Masculina, qual o sentido do trabalho que fazemos nos nossos grupos e qual deve ser o perfil e o estilo de vida do jovem schoenstatteano. No Encontro Nacional realizado em São Paulo no carnaval passado, o tema era: “Jumas, quem somos nós?” Falamos da nossa essência, nossa identidade. Agora queremos falar da nossa missão no mundo de hoje. O lema ao qual se chegou no encontro passado foi: “Fogo heróico, resposta para o mundo”, nos perguntamos agora: que tipo de resposta queremos dar?
  2. O líder schoenstatteano. Como todos os participantes deste encontro exercem função de liderança dentro dos seus ramos (líderes de grupo, de ramo e dirigentes/encarregados de grupos), queremos trocar experiências, refletir sobre a visão que o Pai Fundador tem do autêntico líder schoenstatteano, seu perfil, os obstáculos e dificuldades que enfrentamos nesta missão e dar pistas de como exercer melhor nos nossos ramos a missão que Deus nos confiou.
  3. Unidade nacional do Jumas. Este anseio está há anos no coração da nossa Juventude, mas tem sido difícil concretizá-lo. Saber que há muitos jovens como nós, por este Brasil afora, que têm os mesmos sonhos e ideais que nós, é muito bom, e melhor ainda vai ser conhecer aqueles que são os líderes desta Juventude no Brasil. Este encontro quer ser assim um impulso e uma injeção de entusiasmo para trabalharmos com ainda mais alegria nos nossos ramos locais, lá na nossa cidade. O Encontro Nacional não é só para os que irão a São Paulo, ele tem que repercutir e dar frutos na vida do ramo de onde venho e que estou representando.

 

 

Como surgiu o “Encontro Nacional de Lideranças”?

 

No ano passado surgiu no Regional São Paulo, por parte dos integrantes da Juventude Masculina, um forte interesse de uma integração maior com os integrantes do Jumas nos outros estados do Brasil. Com este objetivo eles tomaram a iniciativa de organizar o assim chamado “1º Encontro Nacional da Juventude Masculina”, no Carnaval passado. A experiência foi muito boa, contando com a participação de mais de 80 rapazes, provenientes de 6 cidades de São Paulo (Atibaia, Caieiras, Mairiporã, São Bernardo do Campo, Guarulhos e São Paulo) e uma de Minas (Poços de Caldas). A participação foi, portanto, apenas regional. Propôs-se então organizar um encontro realmente nacional para 2003. Vale destacar que esta iniciativa é algo que surgiu “de baixo”, de nós mesmos, e não dos assessores.

Durante a “4ª Caminhada do Homem Novo”, de Londrina a Cornélio Procópio, na Semana Santa, que contou com a participação de mais de 90 rapazes do Jumas de 6 cidades do Paraná (Ibiporã, Londrina, Cornélio, Bandeirantes, Cornélio, Guarapuava e Curitiba), vieram também três rapazes de Mairiporã/SP que fomentaram ainda mais a idéia do encontro nacional. Surtiu efeito e houve abertura para pensar algo nacional.

Foi assim que, conversando o tema com os Assessores, decidiu-se levar a idéia adiante. Para não começar “de cara” com um encontrão aberto a todo o Jumas (o que poderia tomar proporções muito grandes), preferimos começar com um “Encontro Nacional de Lideranças”, no Carnaval de 2003, para ir assim ganhando experiência e preparando o terreno para um Encontrão Nacional no Carnaval de 2004. Sugerimos que os ramos e grupos ajudem financeiramente na participação do seu representante.

Portanto, se você é líder ou dirigente (encarregado) de grupo, te esperamos no Carnaval de 2003. Caso contrário, ainda dá tempo de assumir algum trabalho concreto até lá. Mas pode mesmo assim ir de preparando para o “Encontrão Nacional da Juventude Masculina”, no Carnaval de 2004! Esperamos você por lá!

O local do Encontro de 2003 será São Paulo, na Escola da Polícia Militar no Jaraguá (onde foi o acampamento deste ano) ou em Cantareira. Este detalhe ainda está sendo definido pelo Comitê Organizador, para que seja o encontro saia o mais barato possível, visto que os gastos com a passagem serão elevados para a maioria dos participantes.

 

 

Como está sendo preparado o ENL?

 

Como o Encontro que houve neste ano foi organizado e promovido pelo Regional São Paulo, decidiu-se que o Regional Paraná assumisse a organização principal do ENL. Mas como o encontro será em São Paulo, a parte prática ficará a cargo dos paulistas. A distribuição de responsabilidades dentro do COEN (Comitê Organizador do Encontro Nacional) é a seguinte:

a)      Conteúdos, Liturgia, Secretaria, Finanças e Divulgação: Regional Paraná.

b)      Infra-estrutura, Alimentação e Transporte: Regional São Paulo.

Esta página é um fruto deste trabalho. Em São Paulo as comissões estão em formação, mas sabemos que o Cássio Leal de Faria, que trabalhou tão bem como líder do encontro deste ano, estará trabalhando também para o ENL. As comissões no Paraná já estão trabalhando a pleno vapor desde maio! Nós nos reunimos a cada 15 dias, além dos trabalhos de cada comissão. Conheça agora o nome daqueles que já estão trabalhando e sonhando este ENL:

 

Líder do Encontro: Rafael Melquíades, de Londrina.

Vice-líder: Eder Campos, de Ibiporã.

Responsáveis de cada Comissão:

–          Liturgia: Daniel Mantovani (Londrina)

–          Secretaria: Thyago De Luca (Ibiporã)

–          Divulgação: Bruno Mafra (Londrina)

–          Finanças: Edney da Silva (Ibiporã)

–          Conteúdos: Victor Hugo Ferreira (Londrina)

 

Estamos abertos e gostaríamos muito de receber o seu apoio e a sua sugestão. Escreva-nos!

“E aí, pessoal! Vocês não imaginam com quanto carinho e dedicação estamos preparando este Encontro Nacional de Lideranças para você! Desde maio as comissões estão trabalhando aqui no Paraná e prometemos fazer o melhor possível para que o Encontro seja um forte momento de graças para toda a Juventude Masculina do Brasil. Principalmente você que mora longe: você que é do Recife, de Salvador, de Santa Maria, de Santo Ângelo e de todo o Brasil, VALE À PENA FAZER O ESFORÇO PARA IR a São Paulo! Faça economia desde já, PEÇA A COLABORAÇÃO DO SEU RAMO! Você é o representante deles! VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER! Fique ligado na página e desde já CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!” (Pe. Alexandre)

Abaixo temos um arquivo compactado com todo o material do evento:

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.