Na Fackellauf – Corrida da Tocha – os jovens do JUMAS levaram o fogo da missão de Schoenstatt de Pompeia (Itália) a Schoenstatt (Alemanha). Lucas Siduoski foi o representante do Brasil neste evento sensacional, que marcou as celebrações do Centenário da Aliança. Conheça um pouco mais nos links e documentos abaixo:

Material no site da Mãe Peregrina:

www.maeperegrina.org.br/ele-nos-representou

Reportagem da Canção Nova sobre Fackellauf 2014:

Chegada da tocha na vigília no dia 17 de outubro de 2014:

www.domradio.de/video/nacht-der-jugend-100-jahre-schoenstatt

Trailer da Fackellauf 2014:

Testemunho do Lucas Siduoski

Tudo começou numa quarta-feira, 24 de setembro. Uma mensagem do Padre Alexandre com um convite: Representar o JUMAS Brasil na Fackellauf 2014. Neste momento, minha vida tomou um rumo diferente, que exigia de mim responsabilidade e dedicação, se acaso eu dissesse SIM a esse convite. E eu não via outra possibilidade de resposta, além de SIM.

Eu não tinha passaporte, teria que resolver esse problema no outro dia logo cedo. Depois de algumas ligações, diversas tentativas e conversas, a Mãe de Deus já começou a mostrar que ela cuidaria de tudo, bastava eu fazer a minha parte que as dificuldades ela tomaria conta. Consegui o passaporte e compramos a passagem: eu estava indo para a Fackellauf, para vivenciar o centenário de Schoenstatt no lugar onde tudo começou.

Cheguei em Roma na terça-feira dia 07, e após algumas horas de sono, já era quarta-feira e estávamos indo encontrar com o Papa na Audiência na Praça São Pedro. Conhecer todos esses lugares tão importantes da história da Igreja em um período de tempo tão curto, fazia com que me desse conta do que estava vivendo só no momento, as vezes até depois. Acho que tive consciência de tudo isso que a MTA havia preparado no momento que vi o Papa passar cerca de três metros a minha frente, abençoando a multidão que o aguardava. Para nós, 85 jovens que correríamos os 1800 km, foi mais especial, por ele acender a tocha que levaríamos de Pompeia até Schoenstatt.

 

 

Saímos de Roma de ônibus rumo a Pompeia, para de lá iniciarmos a corrida. Éramos divididos em grupos de oito, que iam até o lugar da corrida em uma van e tinham a responsabilidade de fazer cinquenta quilômetros, alternando-se entre si na corrida. Quando esse grupo completava os cinquenta, já havia outro grupo no lugar previamente marcado, para correr mais cinquenta. Tive a felicidade de correr com a tocha já no primeiro dia, e não tive outro pensamento senão: o JUMAS Brasil está levando essa tocha junto comigo, rumo a Schoenstatt! Corri 6 km nesse dia, meu grupo era formado por seis Alemães que não falavam espanhol, um argentino, e eu, brasileiro.  A comunicação entre nós, não era problema, só importava que nós estivéssemos todos juntos por um único objetivo, e os sorrisos nos nossos rostos bastavam para sabermos disso.

Cada dia conhecíamos muitos lugares diferentes. Até que no domingo dia 12, fui convidado pelo Félix Geyer, um dos organizadores da Fackellauf, para ser um dos três que subiriam ao palco da vigília com a tocha, e falar uma frase em espanhol e uma em português. Prontamente, disse meu SIM mais uma vez, e dizia: Mãe, obrigado por todas as graças que estás me dando nesses dias, sem dúvida são os melhores dias da minha vida.

O dia 17 chegou, e a expectativa da chegada da Tocha em Schoenstatt era muito grande por toda a família de Schoenstatt. A ideia de refundar Schoenstatt dessa maneira cativou a todos, e todos se sentiam representados por esses jovens que correram, cansaram, se entregaram e se superaram a cada momento para chegar ao objetivo.

Eu tive pouco tempo de preparo físico, mas a motivação, as pessoas que pensávamos enquanto corríamos, as intenções que líamos, eram o combustível para não desistir, sempre tinha um pouquinho a mais de força. Os últimos sete quilômetros, de Koblenz até Schoenstatt, foram feitos pelos 85 jovens juntos, com escolta policial e com os rostos cheios de alegria. No momento que chegamos a Schoenstatt, nos escondemos perto da Arena onde estava acontecendo a vigília, para aguardarmos o momento de entrarmos correndo. No horário previsto começou a ser reproduzido um vídeo da corrida, fazendo com que as pessoas da Arena se levantassem e já começassem aplaudir, antes mesmo de entrarmos. No momento que começamos a correr, eu estava logo atrás da Tocha, pois subiria no palco, e a emoção tomou conta! Foram dois minutos de corrida, onde passou o filme de tudo o que vivenciamos naqueles nove dias, tudo o que corremos, enfrentamos e superamos. Correr no meio de todas aquelas pessoas que nos recebiam de braços abertos, arrancou suspiros e arrepios de todos os jovens que se dedicaram ao máximo para chegar ali, foi o momento mais marcante e que mais sentimos a presença da Mãe no meio de nós, como se Ela dissesse: Vocês vieram, vocês chegaram!

Para concluir, posso dizer que a Fackellauf resume tudo aquilo que é a nossa vida: momentos de subida, de cansaço, momentos que pensamos em desistir, momentos que parecem não existir mais forças para lutar. Mas também nossa vida é assim, depois de todos os momentos difíceis que passamos, sempre vêm os momentos de descanso, de alegria, de vinculação, de saber que até o sofrimento vale a pena, para poder coroar tudo isso, com a Mãe nos recebendo de braços abertos através daquelas pessoas que nos aplaudiam. Se tivesse que resumir a Fackellauf em uma palavra, seria: Superação. E se fosse em uma frase, diria a mesma frase que falei no palco da vigília: “Quem tem uma Missão, há de cumpri-la!” P.K.

Que a Mãe de Deus abençoe a toda a família de Schoenstatt, em especial nosso JUMAS Brasil, que fui encarregado de representar. E digo a cada um dos irmãos de JUMAS: vocês foram a minha motivação em todos os momentos, em especial nos momentos de maior dificuldade. Rezei por cada um e pelas intenções de vocês, e posso testemunhar, que o espírito da Geração Missionária, foi vivido em todos os momentos da Fackellauf: em Unidade Internacional, levamos o Fogo da Missão para refundar Schoenstatt, e através da Cultura da Aliança, iniciamos este novo século, como Protagonistas!

VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR!

Lucas Siduoski

Vice-Secretário Nacional do JUMAS Brasil

 

Jpeg

Jpeg

Fackellauf 3

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web