Os representantes do JUMAS Brasil reunidos no I Fórum Nacional, no Itaara, em 2005, perceberam que estavam em pleno ano do Jubileu de Ouro da sua fundação, e para celebrar esse momento histórico, decidiram realizar um Encontro Nacional em Londrina, em novembro de 2006. Durante os preparativos do Encontro, o JUMAS Sudeste, em um encontro regional, buscava um presente que poderia ser dado à Mãe para os 50 anos do JUMAS Brasil. Recordaram que o primeiro presente feito à Mãe, em 1956, tinha sido a patena. Portanto, por que não presentear agora um cálice? Assim patena e cálice formariam uma significativa unidade. Averiguaram as

possibilidades de confecção e mandaram fazê-lo em um formato simples e bonito, exteriormente de madeira, com interior de metal, e com a bandeira do JUMAS gravada na madeira. Esta iniciativa foi assumida por todo o JUMAS Brasil e o presente foi entregue na Missa fi nal do I Encontro Nacional, em 2006.

Um fato significativo serviu, para muitos, como uma confirmação providencial de que a MTA tinha realmente aceito esse presente. No site do JUMAS o relato apareceu com o título: “Revelação de um milagre histórico: Peregrina Heroica recupera Cálice do JUMAS Brasil”. A Peregrina da Juventude Heroica acompanhou os 12 brasileiros que participaram da Cruzada de Maria em 2007. Foram 400 km de caminhada com a Peregrina nas mãos durante 16 dias, atravessando os Andes e enfrentando muitos desafios. Os peregrinos levaram também o Cálice do JUMAS, presenteado à Mãe apenas dois meses antes.

Na volta ao Brasil, em 29 de janeiro, na rodoviária de Buenos Aires, uma das mochilas do Pe. Alexandre Awi foi roubada e, dentro dela, estava o Cálice do JUMAS Brasil. No meio do seu desespero e impotência, o padre olhou para a Peregrina Heróica e lhe fez, por intercessão de João Pozzobon, um único pedido: que Ela recuperasse o cálice do Jumas Brasil, e nada mais! Uma semana depois, desanimado e já decidido a mandar confeccionar uma réplica do cálice, recebeu um e-mail que dizia que um padre do centro de Buenos Aires tinha encontrado uma mochila aos pés do altar de sua Igreja e dentro havia um cálice!

A Mãe de Deus tinha recuperado o Cálice do Jumas Brasil! Obviamente os objetos de valor não estavam lá, cumprindo perfeitamente o pedido do padre, que já tinha “perdido toda a esperança”, como ele relatou no site do JUMAS, falando da sua incredulidade e do “tapa na cara” que a Mãe lhe deu, por não ter tido mais fé no seu poder. Interpretando os fatos ele conclui: “A Mãe quis mostrar mais uma vez o imenso amor que ela tem pelo Jumas Brasil. Nós lhe demos de presente o cálice, mas agora foi ela que assumiu e nos deu o cálice de volta! Não fomos nós que a escolhemos,

foi ela que nos escolheu! (…) O cálice da Mãe é o nosso cálice! Fizemos a nossa parte e ela fez a dela! Nós fomos generosos, mas ela nos superou em generosidade!”

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.