Segundo a Deutsche Welle, o termo “Vorfreude” seria algo como “alegria antecipada”. O ditado alemão “Vorfreude ist die schönste Freude” diz que a expectativa é a maior das alegrias. As crianças alemãs aprendem  que a lista de presentes natalinos nem sempre será atendida. Mas elas podem manter a esperança de que, talvez, seus desejos sejam realizados no próximo ano.

Na homilia do Terceiro Domingo do Advento, o Padre Kentenich fala sobre a “Vorfreude” que o Advento nos causa:

O anseio do advento é um sinal do propósito de nossa jornada pessoal de fé – que cada um de nós se torne um reflexo original de Jesus em nossas próprias vidas. Cada um de nós é chamado a se tornar ‘outro Jesus’. O Evangelho de João proclama a mensagem da história: ‘E a palavra se tornou carne …’ (João 1:14). Jesus deseja ‘tornar-se carne’ em nós. Nós o tornamos presente e ativo no mundo pelo meio de nossa vida. Somos a sua presença no mundo. Esta imagem de Jesus é única para cada um de nós.”

Deus já sabe qual imagem de Cristo nós somos. Ele não vê apenas o dia do nosso nascimento ou a forma como conduzimos a vida.

Ele também nos vê na eternidade, compartilhando completamente em sua vida divina.

Como naquela música: “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, Antes que tu nascesses, te conhecia, te consagrei”.

Deus desenvolve a imagem de Jesus em nós de acordo com Seu plano. Essa “Vorfreude”do Advento nos ajuda a tornar-se uma imagem original do amor, da sabedoria e do poder de Deus.

Em Cristo vemos o início de uma nova era e a criação de uma nova vida interior. Esta nova criação significa que vivemos da convicção de que toda a nossa existência vem de Jesus; nós compartilhamos a vida de Jesus, vivemos como Jesus, tentamos pensar e amar como Jesus. Se alguém é ’em Cristo’, ele ou ela se torna uma pessoa nova completamente. Nós sempre seguimos procurando o novo amanhecer, novas possibilidades, nova vida. Todos somos criados na ‘imagem e semelhança de Deus’ – cada um de sua maneira específica e original. Nossa originalidade individual como ‘outro Jesus’ se desdobra em nossas vidas de acordo com o propósito de Deus.”

Cada um de nós é um. Deus tem um plano para nossa vida, e um não é como o outro. Somos unidos por um ideal, mas mantemos nossas individualidades. Schoenstatt não é um Movimento que joga nossas mentes e espíritos numa “forma” ou coloca nossos pensamentos em gavetinhas num armário. Temos todos um mesmo objetivo – Sob a proteção de Maria, sermos personalidades livres, firmes e apostólicas. Mas nossos temperamentos e características são únicas, e usadas por Deus para o Seu plano em nossas vidas.

“Quando o sofrimento e os problemas, dores e desapontamentos ocorrem, certamente poderíamos suportá-los mais facilmente se acreditássemos e confiássemos que mesmo essas experiências e situações difíceis fazem parte do plano do Senhor para nós (…). O plano de Deus é um plano de poder. Nada pode impedir que Ele perceba seu plano em nós. Seus caminhos são muitas vezes ocultos, e Ele usará todos os caminhos que tomamos, cada pedra ou obstáculo que se coloca diante de nós, todas as ocorrências e experiências inesperadas, cada escolha que fazemos, para realizar Seu grande propósito para nossas vidas cada vez mais. Nós somos todos o “resultado” de Seu amor, sabedoria e poderoso poder.”

Sobre o Autor

Líder de Ramo do Jumas Santa Maria (RS) e estudante de Engenharia de Computação na UFSM.