As eleições municipais se aproximam em meio a um grande descrédito de boa parte da população com relação à política nacional. Neste contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma cartilha com orientações para os fiéis com relação a este importante momento da democracia.

A cartilha aborda questões como a Ética na Política e as Mudanças na Legislação Eleitoral. A mensagem da CNBB encoraja os cristãos participarem da política. “A Igreja Católica não assume nenhuma candidatura, mas incentiva os cristãos leigos e leigas, que têm vocação para a militância político-partidária, a se lançarem candidatos.”

A mensagem é condizente à postura de cristãos defendida pelo Papa Francisco com relação à política. “Para o cristão, é uma obrigação envolver-se na política. Nós, cristãos, não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política.”

 

O papel transformador destas eleições é destacado no início da cartilha. “Se quisermos transformar o Brasil, comecemos por transformar os municípios. As eleições são um dos caminhos para atingirmos essa meta.”

 

Como bom cristãos devemos votar com consciência!

Baixe aqui a cartilha: Eleições 2016- CNBB

 

 

Sobre o Autor