Rumo a 2014

Fevereiro 2013 – Número 15

A Providência dá-nos a possibilidade de ser protagonistas da conquista espiritual do nosso Santuário Original. Com muito ardor, muita confiança proponhamo-nos difundir e oferecer esta cultura de aliança que nos doou o nosso Pai Fundador. Não podemos afirmar que o Santuário será nosso, materialmente, mas sê-lo-á no coração de cada um que se tenha esforçado para isso. E em 2014 podíamos celebrar o renascimento da família de Schoenstatt, unida, solidária, contribuindo com a sua riqueza para a Igreja.

Sílvia de Losada, Tucumán, Argentina, missionária da Campanha do Terço

Editorial

“No meio deste confronto entre poderosos, este acontecimento, a aliança selada por José Kentenich, foi oculto, insignificante, um acontecimento pessoal que nada podia mudar na forma como o mundo começava a destruir-se. Mas justamente a partir desta aliança cresceu algo vivo, … a família de Jesus Cristo que cresceu para além das fronteiras das nações que se ameaçavam mutuamente, Família que se expandiu por todo o mundo tecendo uma rede de amor, uma rede do bem, através das fronteiras que hoje de novo nos separam. ”
Cardeal Joseph Ratzinger/Bento XVI, 1985

Queridos Peregrinos
Este texto do Papa Bento XVI parece ser adequado para iniciar o nosso editorial de Fevereiro, o mês da sua resignação. É também um mês em que houve uma viagem da Presidência Geral a Milwaukee com o lema “Homem da Aliança”. Um mês em que as notícias da paragem das negociações sobre a compra do Santuário Original ecoaram pelo mundo.

A nossa família respondeu a estes acontecimentos. Consciente ou inconscientemente de certo modo, penso que tinha que ser. Há um bonito texto de 6 de Março de 1941 que veio parar às minhas mãos nestes dias. O texto gira à volta da citação bíblica “E tu, Belém, na terra de Judá, vocês não são, de modo algum, os mais pequenos entre os líderes de Judá…” (Mt 2,6). Ele salienta a importância do Santuário Original, a família, a sua história em conexão com Vincent Palloti e muitas outras coisas.

Ele vê as coisas a partir de três simples passos: trazemos bênçãos, recebemos bênçãos e levamos essas bênçãos ao mundo inteiro. Muito simples, muito verdadeiro. Como família, não parámos nem podemos parar de contribuir com as nossas dádivas. Não vamos ao nosso Santuário, para o Jubileu 2014 de mãos vazias. Vimos os frutos de 100 anos de história, uma cultura de aliança viva na nossa família. Claro que precisamos de bênçãos. Mas com fé vamos ao santuário esperando a Graça 2014. Neste ano da fé, no nosso ano missionário, estamos ainda mais conscientes da necessidade de partilhar essas bênçãos com os outros.

É uma grande resposta. Uma resposta como o lema “Homem da Aliança”. Continuamos com “cada passo da nossa peregrinação”.

Deus vos abençoe
P. Andrew

Carta da equipe de 
Devido aos comentários que temos recebido nos últimos meses, vão ser introduzidas algumas alterações no nosso boletim. De agora em diante, esta secção será escrita por um qualquer membro da Equipa Central 2014 com informação necessária para a preparação do jubileu. A partir do próximo mês, o boletim estará disponível também numa versão para imprimir. Também haverá uma página dentro da web onde a edição mais recente do boletim estará sempre disponível. Isto servirá de ajuda para os editores de boletins e web masters para que possam encontrar o link do conteúdo mais recente. Esperamos que estas alterações sirvam para uma melhor circulação de informação na nossa família internacional.

Reunião da Equipa Central 2014
A Equipa central reúne-se normalmente uma vez por mês na Casa da Aliança para debaterem os acontecimentos ocorridos durante esse período. A próxima reunião terá lugar no dia 19 de Fevereiro. Próximo desta data também se reúnirá com outros membros da Equipa para consulta de diferentes temas.
Recentemente, o trabalho tem sido baseado em contactos com a empresa de catering, infraestrutura e segurança, assim como com novas negociações com a agência de viagens IQ Incoming. A reunião com a agência de viagens realizou-se em 15 de Fevereiro aqui na Casa da Aliança. A revisão dos itinerários, alojamento e os montantes dos depósitos são os temas tratados atualmente.
Para o próximo mês será enviado o segundo info-pack às Equipas Nacionais de cada país, assim haverá mais informação disponível. Foi necessária muita preparação para a próxima reunião dos responsáveis das Tendas da Cultura de Aliança.

Transmissão ao vivo dos eventos
Nada pode substituir o estar presente no Santuário Original nesse dia – por várias razões, muitos não poderão vir. Temos estado a desenvolver uma infraestrutura aqui em Schoenstatt que nos permita transmitir os eventos ao vivo e estamos em conversações com EWTN, que nos está ajudar a encontrar a melhor solução.

Colaboradores, servidores e voluntários
Está a desenvolver-se um programa diferenciado para jovens. O lugar e as finanças são fatores que podem impedir este processo. Estamos à procura de colaboradores qualificados em áreas específicas – por exemplo, continuamos à procura de um responsável para a Tenda da Ordem Social – estamos também à procura de jornalistas profissionais que possam ajudar na nossa publicidade.

Agradecemos sempre as vossas sugestões e ofertas de ajuda.
P. Andrew

A cada passo de nossa peregrinação
Alguém fez trabalho extra para um projeto apostólico – trabalhando muitas horas sob circunstâncias difíceis. Quando o coordenador do projeto lhe agradeceu, um curto e-mail com uma só frase foi a simples resposta: “Eu vou em peregrinação em Aliança solidária para o Santuário Original.” Um casal da Suíça decidiu fazer finalmente um telefonema adiado há semanas.. “Fizemos este telefonema como o primeiro passo da peregrinação para o Santuário Original, em aliança solidária.” – Uma mulher da Alemanha precisa de caminhar todos os dias por razões de saúde. “Eu caminho como sendo um exercício espiritual em redor do Santuário Original, rezando o terço, a oração da confiança e outras, oferecendo cada passo pelo Santuário Original…” – “Que a minha Quaresma seja pelo teu e pelo nosso Santuário Original”, escreveu um jovem à Mãe Três Vezes Admirável no Santuário Original.

As notícias da paragem das negociações sobre a compra do Santuário Original tiveram um profundo impacto, gerando uma corrente crescente de compromisso renovado e solidariedade na peregrinação rumo a 2014. Ideias diferentes, pensamentos e atividades tudo centrado numa convicção: é nossa tarefa demonstrar vitalmente e apostolicamente que este pequeno lugar é o nosso lar comum, e a nossa fonte de graças específicas sem as quais não podemos agir ou atuar.

Sem o Santuário Original não conseguimos ser nem Família do Pai nem um Movimento Apostólico ao serviço da Igreja e da sociedade. Em 1941, o Padre Kentenich disse: “Tu, Belém, na Terra de Judá…” Schoenstatt, pequena, terra sagrada, podes ser perfeitamente desconhecida, podes ser pequena e insignificante, mas quão poderosa é a bênção de Deus em ti, quão poderosas são as intenções redentoras de Deus que estão ligadas a este pequeno lugar. Tu, Schoenstatt, no grande, vasto mundo, és sem dúvida o mais pequeno! Quantas pessoas hoje em dia pronunciam o nome da Mãe Três Vezes Admirável! Quantas pessoas se centram e reúnem hoje em redor do nosso Santuário!”

O mês de Fevereiro no Ano da Fé começou com as notícias sobre o Santuário Original, (escreveu P. Mariano Irurreta) e termina com a resignação de Bento XVI no dia 28 de Fevereiro. Neste momento especial da história da Igreja, a dimensão missionária da Aliança de Amor torna-se na nossa oferta – mais que nunca. E por isso, precisamos do Santuário Original, precisamos que “nos pertença”, como alguém disse., com cada passo da nossa peregrinação. Um membro da Juventude Masculina do Chile escreveu: “O jubileu acontecerá de qualquer maneira, viremos, esta é ainda uma maior motivação para estar lá e mostrar ao mundo o quanto amamos e o quanto precisamos do Santuário Original!

De países
Esta secção será dedicada a transmitir a vida como é e continua a surgir nos vários países. É um convite aos Diretores do Movimento a nível nacional para que partilhem com o resto do mundo como se vive já hoje o 2014 no seu país.

Por ser esta a primeira edição com esta secção, vamos começar pelo nosso “pequeno país dentro de Schoenstatt: A Casa da Aliança – Gabinete 2014”. Depois de um ano da sua reabertura a vida nesta casa foi evoluindo e o “Palácio de Gelo” como sempre foi conhecido, é agora um lugar de trabalho, de vida e de encontro que reúne pessoas de diferentes países e comunidades e que se converteu na “nossa pátria.”

Durante o ano foi sendo desenvolvido uma espécie de “estilo” para quem trabalha e vive nesta casa. Durante o dia os escritórios estão cheios e vê-se bastante movimento e atividade (a ligação à internet torna-se muito lenta!). A presença de Jesus Sacramentado na capela da casa convida-nos a unir-nos em oração. Em cada dia iniciamos as atividades com uma breve oração na capela. Rezamos diariamente a Oração de Peregrinação 2014 lembrando-nos da nossa missão e da importância do nosso trabalho… tudo vai para o Capital de Graças! Uma vez por semana, às segundas-feiras, celebramos como “Família Bundesheim” a Santa Missa e a seguir partilhamos o pequeno-almoço.

Alemanha, Inglaterra, India, Polónia, Chile e Equador, 9 pessoas de 6 nacionalidades que diariamente se encontram para formar um “país” onde já se vive o 2014!

¿ 

Novas ideias e projetos surgem com cada passo da nossa peregrinação:
– Em breve existirá um permalink onde poderão encontrar sempre a edição mais recente do Boletim 2014.
– Começando este 18 de Fevereiro será celebrada uma Santa Missa por mês pelos nossos benfeitores que apoiam, não só com as suas orações mas também com apoio financeiro, a todos os que trabalham na Casa da Aliança em Schoenstatt: A Equipa 2014, o Gabinete Internacional de Comunicações 2014 e também Schoenstatt-tv.

De 7 a 10 de Março terá lugar em Schoenstatt a reunião dos responsáveis das Tendas da Cultura de Aliança. Quem quiser apresentar projetos em um ou mais dos cinco campos ainda podem entrar em contacto com os encarregados:http://www.schoenstatt2014.org/es/information/team-contact/

Peregrinação Mundial do Símbolo do Pai
O Símbolo do Pai continua visitando países e despertando vida à sua passagem. Durante as últimas semanas visitou a Áustria, a seguir passou em Roma por uma semana, de onde regressou ao Santuário Original para ser enviado – via Milwaukee para o México. Para conhecer mais sobre a Peregrinação Mundial do Símbolo do Pai clique aquí.

Published by

Fr. Andrew Pastore
Schoenstatt International Communication Office 2014
Pater-Josef-Kentenich-Str.1
56179 Vallendar
Germany – Deutschland – Alemania


E-Mail: [email protected]
Web: www.schoenstatt2014.org

Contacts

P. Stefan Strecker
[email protected]
Schw. M. Luciane Machens
[email protected]

Fr. Andrew Pastore
[email protected]

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.