Você pode não conhecer de nome quem é Raphael Leal, mas se assiste a TV Canção Nova supostamente deve te-lo visto fazendo alguma cobertura jornalística, seja no Brasil ou fora dele.

Raphael Leal é jornalista e o responsável pela afiliada do canal católico em Brasília/DF, além de seguir a religião na vida. Ele veio para o 2º Congresso de Comunicadores de Schoenstatt, realizado em maio, e nos concedeu essa entrevista que você pode ler agora no site do Jumas Brasil. Quem entrevista sendo entrevistado. Acompanhe:

Central Jumas de Jornalismo: Você participou desse 2º Congresso de Comunicadores de Schoenstatt, como você percebe a iniciativa dos jovens para a formação de uma cultura cristã no mundo?

Raphael Leal: Toda iniciativa jovem é bem vinda! Em todos os aspectos, é ótimo perceber a manifestação do jovem porque ele tem uma opinião. Porque o jovem participa da vida política e econômica. Porque possui um desejo pelo transcendente. Na juventude, os “porquês” estão muito aguçados. É de praxe o jovem querer saber a origem de tudo. E a busca pelo saber envolve e muito a fé.

Se o jovem é bem orientado dentro e fora de casa, se ele encontra testemunhos vivos e ativos, maior é a chance de adquirir esta cultura cristã. Por isso, jovem atrai jovem! Jovem cativa o adulto e o idoso. O jovem é como uma roseira. Se podada no tempo certo gera maravilhosas rosas.

No 2º Congresso de Comunicadores de Schoenstatt

CJJ: Você já conhecia Schoenstatt por seu trabalho na Canção Nova?

RL: Sim, conhecia. E admiro ! São muitos os movimentos em nossa Igreja. Cada um com sua característica. Sempre admirei a devoção mariana. Nossa Senhora sempre foi a minha companheira desde a juventude! Se o jovem possui Maria como companhia, é certo ter Jesus como meta. Porque é Ela que faz, entre tantas coisas, esta maravilhosa ligação entre o homem e Deus.

       CJJ: Como jornalista e católico, como é trabalhar em uma emissora como a Canção Nova? 

RL: O meu conhecimento de Deus está muito ligado a uma busca pela verdade. A busca pela Verdade (que é Deus) me trouxe para a Canção Nova e a paixão pelo jornalismo não estaria ligado a outra coisa se não fosse a mesma busca.

Sou realizado em ser missionário na Canção Nova porque ela é a minha casa. Meu caminho de conversão. E dentro deste compromisso, profissionalizei como jornalista. Nas matérias que realizo, em outros trabalhos que participo, procuro transmitir o quanto sou feliz por conhecer a Verdade. Isto não me torna uma pessoa perfeita, mas me faz correr a atrás da Perfeição. Ser jornalista é zelar pela verdade! Ninguém é feliz vivendo de mentiras.

CJJ: Para a JMJ, o que podemos esperar da vinda do Papa ao Brasil? A CNBB deverá olhar as juventudes com um olhar mais atencioso?

RL: A vinda do Papa ao Brasil demonstra o carinho de Bento XVI pelo nosso país em primeiro lugar. Reforça o que o Papa João Paulo II dizia: “A América Latina é um território de esperança”. Somos o país com o maior número de católicos batizados no mundo. Não podemos perder isso nunca!

Raphael a serviço da Canção Nova em Madri, na JMJ 2011

Com certeza nesta segunda vinda do Papa Bento XVI ao Brasil, ele dirá que a Igreja precisa de mim e de você. Que quando trabalhamos juntos, os destinatários da mensagem do Evangelho serão atingidos. Ele dirá que precisamos ser testemunhas. Que somente alicerçados na fé, podemos testemunhar Cristo em nossa vida pessoal e este pessoal envolve, também, os meios modernos de comunicação como Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Meios estes, que ali você está de forma virtual, mas é você! Precisa ser você e não um “nick name” sem vida ou um “fake”. Se formos verdadeiramente testemunhos vivos e ativos em tudo que fazemos seremos, sim, cristãos de verdade.

CJJ: Que sugestão você daria à Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil para estes tempos que a juventude é protagonista da Igreja?

RL: Meus amigos! Companheiros de jornada! Sejamos testemunhas de Cristo! Tenhamos um sorriso autêntico. Um coração atento ao outro. Sejamos conhecedores da Palavra de Deus (a Bíblia) e a levemos nos iPods, celulares e tablets. Busquem o seu refúgio em Deus! A beleza do verdadeiro sorriso é transmitido no sofrimento. Sofrer pelo Evangelho ou testemunha-lo em meio ao sofrimento é só para aqueles que tem muito amor e muita coragem! Não tenham medo da Verdade!

“Deus não rouba nada. Ele dá tudo que precisamos”! Papa Bento XVI

E se você quer saber mais sobre Raphael Leal, acesse aqui e veja a entrevista que ele concedeu à Canção Nova por ocasião do seu trabalho na Terra Santa.