Confira, na íntegra, a carta enviada pelo Jumas aos parlamentares nesta segunda-feira. A carta foi lida diante do Congresso Nacional em um ato cívico que marcou o encerramento do VIII Fórum Nacional do Jumas.

“Excelentíssimo Senhor Deputado,
Nós, os 102 líderes e representantes, da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil – JUMAS – por ocasião do seu VIII Fórum Nacional, estivemos reunidos em Brasília, para discutirmos a responsabilidade do jovem frente aos desafios de nossa pátria. Esta carta é fruto deste processo de reflexão.
Como parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Igreja Católica, o JUMAS está presente em todo o mundo e atua no território nacional há 60 anos, formando personalidades dispostas a lutar pela santidade da vida diária.
Nos últimos anos nossa geração presenciou muitas manifestações públicas, inquietações sociais e reclamações sobre a situação política do país. Vemos nas ruas e noticiários uma juventude que reivindica mudanças. Muitos gritam e apontam os grandes escândalos, enquanto as pequenas corrupções, nossas atitudes incoerentes, se tornam cada vez mais uma convenção social. Nós não podemos ser indiferentes a estes acontecimentos, no entanto não queremos nos transformar em mais uma voz que apenas critica, deixando de lado nosso papel como cidadãos brasileiros.
Compartilhamos com o senhor o mesmo sentimento de amor à pátria, e entendemos que sua tarefa exige esforço e implica muitas dificuldades. Por isso, agradecemos o comprometimento que o senhor mantém em relação às frequentes tensões. Todavia, acreditamos que as pessoas estão no centro da democracia e do futuro do nosso país. Por isso, tomamos a iniciativa de convidá-lo a rezar e batalhar por uma sociedade fundamentada na dignidade da pessoa humana e construída com os pilares da caridade, verdade e justiça.
Juntos, queremos edificar um Brasil onde as famílias sejam estruturadas com valores cristãos, a educação impulsione o desenvolvimento natural e integral do indivíduo e o trabalho seja valorizado, permitindo que nos reconheçamos como irmãos.
Nós já demos o primeiro passo: esta carta vem acompanhada do lançamento da campanha #RezoEBatalhoPeloBrasil, um conjunto de ações associadas à transformação do Brasil num país melhor. Rezamos mais de 1000 terços na intenção dos políticos e da sociedade brasileira. Agora, queremos travar uma batalha diária no sentido de ser e inspirar quem nos rodeia, para que sejamos melhores cidadãos, comprometidos em escutar a voz de Deus e a voz do tempo.
Representamos muitos jovens que não só cobram mudanças, mas que também contribuem para a mudança. Junto ao senhor, acreditamos que somos os protagonistas do desenvolvimento da nação. Portanto, nós vamos trabalhar duro e contribuir para que os senhores, parlamentares, possam conduzir esse país da melhor forma possível. Agradecemos vossa atenção e desejamos profundamente que esta iniciativa lhe sirva de esperança e corresponda aos anseios dessa juventude.

Cordialmente,
Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil”