Rumo a 2014

Janeiro 2013 – Número 14

Maria nos quer educar para que cheguemos com esse olhar e a atitude simples e comprometida, valente e austera dos pastores simples dos humildes reis, que deixaram os seus poderes para se tornarem simples e disponíveis peregrinos, que Ela viu que se aproximaram do seu Filho, atitude que tiveram os filhos mais preclaros do Padre Kentenich. E Ela fá-lo com a esperança que nos é oferecida com o ano da fé missionária e com a fé da aliança 2014, a graça renovadora do 2014.

Pe. José María García

Editorial
Queridos Peregrinos
Há um ano mudámo-nos para o Gabinete 2014. As salas estavam vazias e silenciosas e bastante frias. Agora tudo está diferente! O aquecimento está ligado, as impressoras trabalham e as vozes podem ser ouvidas por toda a Casa da Aliança. Aqui têm lugar celebrações e encontros sobre a Jornada 2014.

Por estes dias em que o Santuário Original está coberto de neve não quero olhar para trás mas para a frente. Aqui no Gabinete 2014 estamos ansiosos pelas reuniões com os que trabalham no Movimento nos diferentes continentes. Estamos a planear o encontro com aqueles que incansavelmente trabalham nas Tendas da Cultura de Aliança. Agora que muitos elementos foram já esclarecidos no âmbito dos grandes eventos de 2014 – ansiamos partilhar os resultados convosco e mais uma vez ouvir as respostas às propostas.

Ano da Missão – Ano da Fé… Temos realmente de ter fé enquanto preparamos a grande festa. A fé é confirmada uma e outra vez enquanto caminhamos juntos para este tempo de graça. Continuem a rezar… a nossa celebração será grandiosa…

Gostaria de recordar a competição de Música 2014 – Agradecemos que passem a informação a músicos e compositores – estamos todos convidados a participar na preparação para o Jubileu – é a nossa festa…

Deus vos abençoe
P. Andrew

A cada passo de nossa peregrinação
Na quinta-feira, 3 de Janeiro, houve uma emotiva cerimónia no Santuário da Liberação do Pai, em La Plata, com motivo do arranjo das fissuras do Santuário. Há já algum tempo que a parte posterior do altar começou a abrir fissuras… Para a Família de Schoenstatt de La Plata e principalmente para aqueles que ajudaram a construir o santuário há quase 50 anos, este dia tornou-se num momento de graça, um momento de renovação e de refundação e uma resposta a um lema: O legado é claro, a mensagem não o é menos, onde estivermos temos que refundar Schoenstatt, e mesmo que nos pareça impossível, mesmo que sintamos que as nossas forças se acabaram, que a nossa comunidade envelhece, que se acabaram os meios e as estratégias… estamos a ser chamados com o que somos e o que temos, nem mais nem menos.” disseram. Um membro da Equipa 2014 da Argentina comentou com profunda alegria: “Sim, é tempo de nos tornarmos conscientes onde quer que estejamos, que precisamos caminhar rumo a 2014 oferecendo a Aliança e sobretudo, vivendo-a em solidariedade. Do ardor de cada um de nós depende que Schoenstatt perdure no tempo, aceitando e continuando em frente com a missão que o Padre Kentenich nos deixou. Neste ano da Fé, e dedicado à corrente missionária comprometamo-nos com esta missão: Schoenstatt para a Igreja e o mundo. Assim estaremos a refundar Schoenstatt… a MTA fará o resto.”

O núcleo da celebração jubilar dos 100 anos da Aliança de Amor em 2014, em Schoenstatt e em Roma, e a sua preparação, em união com o nosso Pai e Fundador, é a renovação da Aliança de Amor na sua força plasmadora missionária vinculada e interconectada internacionalmente (Documento de Trabalho). Nos anos anteriores desde a Conferência 2014 – o cenáculo de representantes da Família de Schoenstatt de 33 países – decidiu que o que celebramos em 2014 é a Aliança de Amor e por isso, a renovação desta Aliança de Amor é o “porquê, o para  quê e o como” da nossa preparação espiritual, alguns perguntaram: “A renovação da Aliança de Amor? É só isso?” enquanto outros no mundo inteiro se converteram e continuam a converter em peregrinos da fé, respondendo ao chamamento: Sim, isto é tudo. Schoenstatt todo. Isto é o que fazemos. A MTA fará o resto. Esta é a Graça 2014.

Duas simples missionárias da Campanha, as únicas da sua cidade, decidiram no dia 18 de Outubro de 2010: devemos aumentar o número de pessoas com Aliança de Amor. No Natal do ano passado, este número tinha sido multiplicado por sete… Uma mulher do Catar do Médio Oriente chega por acaso à página internacional de Schoenstatt e recorda-se de um livro que tinha lido há uns anos… e selou a sua Aliança de Amor renovando-a cada vez que visita a página.
Uma família filipina na Suécia comprometeu-se a levar a Mãe Peregrina à sua cidade a muitas famílias e a partilhar a Aliança de Amor “como a nossa contribuição para o 2014.”
No mês de Junho dezenas de milhares de homens de todo o Brasil – participantes do Rosário de Homens, inspirado por João Pozzobon, selarão a sua Aliança de Amor, em pleno Ano da Corrente Missionária.
Um empresário da Suíça que trabalha temporariamente para a sua companhia em África experimenta uma situação profunda de necessidade em difíceis negociações que põe o futuro de muitas pessoas em risco. Uma noite, no seu hotel, pega na caneta e desenha uma Coroa na sua pequena Mãe Peregrina. “E Ela fez. Ela realmente faz milagres…”
Milhares de jovens e de famílias saem como missionários peregrinos nestas semanas de Janeiro para levar fé, inspiração e uma mão a cidades inteiras. Nas suas mãos levam a Mãe Peregrina, e ao peito uma cruz missionária – a bandeira deste ano da corrente missionária e do jubileu 2014.
A semana anterior à Jornada Mundial da Juventude no Rio, será diferente de todas as outras. A semana prévia à JMJ será a chamada Cruz Peregrina… Com um pouco de fé, é evidente que o que nos foi oferecido na Conferência 2014 e todo o trabalho que se fez na linha dos símbolos estava em sintonia com o que a mesma Igreja estava a preparar neste momento da história.
“A Igreja, que recebeu do seu Senhor a missão de evangelizar, sabe bem que o Evangelho está destinado a todas as pessoas, especialmente às novas gerações, para saciar essa sede de verdade que cada um tem no seu coração e que muitas vezes é ofuscada por tantas coisas que ocupam a vida. Este compromisso apostólico é tão mais necessário quando a fé corre o perigo de ser obscurecida em contextos culturais que impedem o enraizamento pessoal e a presença social.” Palavras do Santo Padre que motivam e inspiram, mas que também comprometem, neste ano da corrente missionária no ano da fé da Igreja universal, onde cada um dos peregrinos é chamado e capacitado na graça 2014, a transformar-se em portador desta esperança feita compromisso apostólico, feita cultura de aliança.

A renovação da Aliança significa a renovação de Schoenstatt, e significa fazer desta aliança o nosso estilo de vida, a maneira em que se dá forma à nova ordem social e a um mundo novo: A aliança converte-se em cultura, uma cultura do trabalhar, do liderar, do conversar, do educar, do investigar, do construir vida familiar, vida na Igreja, vida no estado… Cultura de Aliança. É isto.

Carta da equipe de  – CULTURA DE ALIANÇA
AAliança de Amor desenvolve a sua força em épocas e culturas distintas sempre de uma forma nova. Trata-se sempre de como Maria leva a Cristo em resposta a dúvidas prementes.

Hoje em dia o Movimento Internacional de Schoenstatt encontra-se perante o desafio de levar o Evangelho à vida concreta e configurar uma cultura de aliança especialmente em cinco âmbitos:
• no casamento e na família
• no campo da juventude
• mediante uma pedagogia baseada no amor e na liberdade, uma pedagogia da personalidade e da santidade; a aplicação e difusão do pensamento do P. Kentenich no campo da pedagogia
• a inserção na Igreja diocesana e universal com o nosso carisma original
• a colaboração efectiva na criação de uma nova ordem social e de uma cultura inspirada pela Aliança de Amor.

Para o Jubileu trazemos a pluralidade dos projectos apostólicos que surgiram nestes cinco campos. Na Aliança de Amor colocamo-nos novamente à disposição da Mãe três vezes Admirável como seus instrumentos: Tua Aliança – nossa missão.

Em Outubro de 2014 as “tendas da cultura de Aliança” oferecerão, a partir dos projectos concretos e reais, a possibilidade de intensificar um diálogo a nível internacional sobre as possibilidades e caminhos concretos para o compromisso apostólico no século XXI.

mpulso
test
¿ 
  • O que há de novo?
    • A página oficial de 2014 schoenstatt2014.org – já tem uma nova imagem! Nela é possível encontrar facilmentematerial e documentos importantes para descarregar assim como informação atualizada sobre o Triénio de Preparação – o Ano da Corrente Missionária – e sobre a Santa Missa pelas intenções de 2014 que se celebra em cada sábado no Santuário Original em Aliança com os projetos nos cinco campos Apostólicos.

Peregrinos da fé
O ano 2014 que se prepara “com cada passo da nossa peregrinação”, é como a estrela que guiou os Reis, uma estrela que se mostra a todos e que inspira muitos a tornar-se peregrinos missionários… e testemunhas vivas do mistério de Schoenstatt.
http://www.schoenstatt.org/pt/news/1287/143/Peregrinos-da-fe.htm

Duas novas Alianças na Villa La Angostura
“A Virgem Santíssima será glorificada da maneira mais perfeita se nós nos esforçarmos onde quer que seja por levar o seu carro de triunfo”http://www.schoenstatt.org/pt/news/1275/143/Duas-novas-Aliancas-na-Villa-La-Angostura.htm

Published by

Fr. Andrew Pastore
Schoenstatt International Communication Office 2014
Pater-Josef-Kentenich-Str.1
56179 Vallendar
Germany – Deutschland – Alemania


E-Mail: [email protected]
Web: www.schoenstatt2014.org

Contacts

P. Stefan Strecker
[email protected]
Schw. M. Luciane Machens
[email protected]

Fr. Andrew Pastore
[email protected]

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.