Meu nome é Ranieri Pavanato tenho 17 anos e participei da escola de dirigentes de pioneiros realizada no dia 21/02/15 em Londrina. A principio já tenho um grupo de pioneiros e não tinha feito a escola, então tirei duvidas e reaprendi o valor de ser dirigente. Foram reunidos vários regionais com mais ou menos 30 caras e em algumas cidades não se tem pioneiros, então em alguns anos este regional ganhará mais pioneiros, logo, mais integrantes do JUMAS.

O encontro foi organizada pelo seminarista Rafael Mota e o Pe. Afonso Wosny , ambos deixaram bem claro o trabalho que os dirigentes devem executar e como devem. Com início às 09h o seminarista R. Mota explicou o modo e a desenvoltura que devemos tomar quando estamos com os pioneiros, falando as etapas, conquistas de símbolos, pilares de schoenstatt do pioneiro (Pai Fundador, MTA, Santuário e o Herói José Engling), além de esclarecer bilhares de duvidas. Em seguida teve um banquete preparado pelos chefs Hugo Carmagnani e Thiago José.
Após o almoço o assessor do PR Pe. Afonso debateu os valores de cada símbolo, as atividades que acontecem, além de contar histórias dos acampamentos. E não por coincidência neste dia ocorreu a abertura da unidade do pioneiros de Londrina, então foi preparado uma recepção cheia de atividades e brincadeiras com os pioneiros e dirigentes. Na porta de entrada da casa do JUMAS foi colado papel kraft que encobriu toda porta, então os pioneiros atravessaram o papel e foram bombardeados com confete e água, nem sujou.
Como de costume visitamos a cruz da unidade que fica ao lado do santuário e fizemos a apresentação de novos dirigentes e tocamos musicas para agitar os pioneiros. Em seguida entramos no santuário e rezamos e agradecemos pela abertura do ano e despedimos do dirigente exemplo João Possetti (PO7) que vai cursar medicina, exemplo pois demonstrou com dedicação e espirito de criança como deve ser um dirigente de pioneiros.
O encontro prosseguiu com as reuniões de cada grupo e os participantes da escola foram juntos para ver na realidade como acontece cada reunião. Encerrada as reuniões os pioneiros brincaram de futebol e outros brincadeiras, enquanto isso a escola continuou com o Sebão (Filipe Gimenez), que contou como assumiu um grupo de pioneiros e como o dirigiu até a aliança de amor. Em seguida PO7 falou como ele se sente vinculado ao grupo dele e o que ele aprendeu durante esses 6 anos. Ao final eu contei as atividades que realizamos com os pioneiros como passeio ciclístico, acampamentos e atividades sociais.A missa de encerramento realizada pelo assessor Pe. Afonso contou com a entrega dos certificados de dirigente. Os pioneiros são a base da Juventude Masculina, em breve viram novos dirigentes que vão guiar uma nova juventude, com esta escola o Regional Paraná está apto para erguer uma nova geração basta trabalharmos com “dedicação e espirito de criança”.

+ Pioneiros de Schoenstatt, abre caminho +

image

image

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.