Nos dias 16 a 19 de Abril de 2014, se realizou a XVI Cruzada do Homem Novo, a famosa caminhada de 72 km (dos Santuários de Londrina a Cornélio Procópio) que o JUMAS do Regional Paraná faz todos os anos na Semana Santa. Neste ano, impulsionada pelos 100 anos de Schoenstatt, a peregrinação contou com cerca de 135 rapazes, uma das edições com maior número de participantes. Estiveram presentes integrantes dos Jumas de: Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Curitiba, São Sebastião da Amoreira e Ibiporã, além do nosso assessor, Padre Afonso Wosny.
Na quarta-feira, 16, à noite, tivemos o primeiro momento de espiritualidade. Através da exibição de um vídeo retratando um pouco do sofrimento de Jesus no calvário e também por algo prático, onde cada um teve a oportunidade de iniciar o seu capital de graças para a Cruzada. Foi mostrada uma cruz, cheia de pregos, e assim, durante todos esses dias todos poderiam retirar um ou mais pregos dessa cruz, simbolizando o seu esforço e contribuição realizados nessa Semana Santa. Após isso, em frente ao Santuário, todos se consagraram e se dirigiram à Casa do Jumas, para tomar um lanche e descansar, pois no dia seguinte, cedinho, começaria a caminhada.
Na quinta-feira, 17, às 5h da manhã todos levantaram e tomaram o café. Às 6h30, após o envio em frente ao Santuário e da reflexão sobre este dia importante, foi anunciado o lema da caminhada, bastante providencial: “Protagonistas da missão, heróis do centenário!” e partimos rumo ao primeiro dia de caminhada até Jataizinho. Chegamos lá por volta das 13h30, e na entrada da cidade, clima de muita alegria após 22 km caminhados. Após o almoço no salão paroquial, local da hospedagem, a parte da tarde foi destinada para o descanso. Por volta das 19h30 foi servido o jantar e às 20h30 tivemos a missa do Lava Pés, um momento bem emocionante em que, revivendo o gesto de Jesus, lavamos os pés uns dos outros, como sinal de unidade e amor aos nossos irmãos de ramo. Depois da missa, houve a espiritualidade, com uma breve adoração e uma pequena encenação mostrando o momento em que Jesus iniciava o seu sofrimento.
Na sexta-feira, 18, dia da Aliança, acordamos todos às 4h, pois o dia seria de muito mais capital de graças e sacrifício. Após a oração inicial, tomando como motivação a Paixão de Cristo e a entrega máxima neste dia, pois seriam 32 km pela frente, a caminhada teve início às 5h30 e a chegada em Uraí foi aproximadamente às 14h30, silenciosamente, sem muitos barulhos, devido ao respeito que se tem para com essa ocasião. Às 19h30 tivemos a Solene Liturgia, com a adoração da Cruz. Às 21h30 foi servido o jantar e às 22h30 foi iniciada a espiritualidade da noite, com a via-sacra e um momento na capela do Colégio Estadual Regina Tokano, onde ficamos hospedados, representado pela breve encenação (por sombras) das 14 estações da via-sacra.
No sábado, 19, chegamos ao último dia da Cruzada. Acordamos às 6h e tomamos o café. Por volta das 7h30 saímos em direção ao Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja em Cornélio Procópio! Faltavam apenas 18 km para completarmos mais essa missão! Por volta das 13h entramos na cidade, fomos recebidos com bastante alegria e motivação de algumas pessoas. Mais à frente, haveria ainda muito buzinaço, exibição do moto clube “Abandonados no Asfalto”, foguetório, Jumas cantando músicas próprias de alegria, caminhão de bombeiros, enfim, uma festa, já entrando no clima da Ressurreição de Jesus! Às 13h30 chegávamos ao nosso destino, com muita força! Aos poucos, fomos chegando ainda mais perto, e, após o grito do lema, todos correram subindo até o Santuário! Momento super emocionante e marcante, com muitos se ajoelhando em frente ao Santuário, se cumprimentando, na chegada, agradecendo todo o heroísmo recebido nesses dias, tudo por Cristo, tudo pela Mater! Todos, unidos, abraçamos o Santuário, fizemos a oração do confio e tiramos a foto oficial da Cruzada. Às 18h30 houve a Missa de Encerramento, a Vigília Pascal, com a benção do fogo novo. Foi feito um agradecimento a todos os presentes, principalmente a Deus e a Mater por terem guiado perfeitamente os acontecimentos de mais essa caminhada, neste ano tão especial do Centenário da Aliança de Amor! Nesta missa houve duas conquistas de camisetas do JUMAS, a primeira, para o grupo de aliados do Carlinhos (de Cornélio) e, a segunda, para o JUMAS de São Sebastião da Amoreira, que é acompanhado pelo Higor e o Humberto (de Ibiporã). Também houve a revelação do nome de grupo (“Aliança”), do Felipe Alcântara, do Jumas Cornélio, onde o Duda e o Thiago José (dois dos membros deste grupo de vida) puderam relatar um pouco do processo de conquista deste nome e como a Mãe foi guiando nesta preparação. Finalizando, todos os membros do Jumas presentes na Missa foram chamados para se consagrarem à MTA e, após a benção final, cantou-se o Franz Reinisch com todo o fervor e fogo que tanto identifica nós como Juventude Masculina de Schoenstatt. Depois disso, cada um pode arrumar suas coisas e voltar para casa. Mais uma missão cumprida!
Geração Missionária 2014, essa é a nossa tarefa como JUMAS! Viva Cristo, Viva a Mater, Viva Schoenstatt! 100 anos de muito amor e entrega pela missão! MPHC!

“Protagonistas da Missão, Heróis do Centenário!”

Por: Alex Souza – Jumas Curitiba

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.