Um ano após a refundação, nos dias 23 e 24 de setembro, o Jumas Ibiporã esteve reunido para mais um encontro de Ramo, este, com o tema: “Quero Voltar a Ser-te Fiel”, extraído da Música – Onde Grande é Ser Pequeno – Hoje, o almejado pelo Ramo é a grandeza, não em números, mas sim, no profundo cultivo de vínculos, na grandeza de um ser JUMAS, não superficial, mas orgânico, tornando-o um consciente estilo de vida, de uma espiritualidade profunda, autêntica e enraizada.

Permitindo os jovens, por muitas vezes serem questionados por Cristo, assim como Ele questionou à Pedro – Tu me amas? Este questionamento preencheu o capitalário daquele Encontro, no qual, à cada sim em resposta de amor que era dado através de atitudes concretas, era uma conquista de um espaço preenchido no mesmo.

Foi feita a experiência de aceitar fielmente o compromisso da cruz, carregando-a em seus caminhos. Nesta vivência foi percebido que por mais que o caminho seja árduo, desconfortável e traiçoeiro, que vozes podem vir confundir ou causar medo, em comunidade é capaz de seguir os passos uns dos outros em direção a Cristo, de estender os braços para acolher ou ser acolhido em momentos de dificuldades e que a tão pesada cruz que Jesus carregou sozinho por sinal, torna-se mais leve, quando é assumido o compromisso de ser fiel à cada dever.

Os jovens saem deste encontro com a consciência de que querem ser fiéis à Mãe e Rainha, em sua Aliança de Amor, em cada Capital de Graça, em cada vivência em Schoenstatt; a Cristo, sendo fiéis amigos, mantendo o contato íntimo através dos sacramentos; a si mesmos, através do respeito à integridade de seu corpo e mente; e por fim, com todas as pessoas que os rodeiam, desde seus familiares, namoradas, amigos, irmãos de ramo, até as pessoas que são encontradas em suas profissões, estudos, sociedade como um todo, aprendendo a valorizar cada indivíduo com um olhar igualitário e sempre com respeito.

Texto: Fernando Henrique e Leonardo Pelisson

 

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web