Nos dias 24 e 25 de Maio, aconteceu no Santuário Esmagadora da Serpente em Londrina a tradicional Caminhada da Missão, que foi promovida pela juventude apostólica de Schoenstatt da cidade de Ibiporã.

No ano de 2013, em virtude do acontecimento do Cor Unum, do Ignis e da Jornada Mundial Da Juventude, a caminhada da missão não pode ser realizada, e víamos que os jovens estavam sentindo muito a falta deste evento que traz a vinculação entre a juventude masculina e a juventude feminina de varias cidades. Este ano contamos com a participação de mais ou menos 120 jovens das juventudes de Ibiporã, Londrina e Cornélio Procópio.

Reunidos por volta das 19h do dia 24 na casa do Movimento de Londrina, os jovens participaram de um jantar e logo após se dirigiram até o Santuário para poderem participar de um momento de espiritualidade. Neste momento eles puderam entender um pouco melhor como aconteceu o 31 de maio, 3º marco histórico na história de Schoenstatt, e o que é o 31 de maio.

Um mundo mais orgânico, sem o pensar, o agir e o amar mecanicista, uma cruzada pelo pensar, agir e amar orgânicos. Estes foram os princípios que através da representação teatral foram tentados repassar para aqueles jovens que ali estavam presentes. Ao final eles puderam ter um encontro com Deus em um momento de adoração que foi conduzido pelo Pe. Afonso que no dia completava aniversário de 6 anos da sua ordenação. E para fechar a espiritualidade cada jovem pode repetir o gesto feito pelo Padre Kentenich no Santuário de Bella Vista, e entregaram aos pés da Mãe a sua carta pessoal, com todos os seus pedidos, anseios e agradecimentos.

Após isso os participantes se dirigiram para a casa do JUMAS e para a casa do Movimento para poderem descansar e repor as energias para o dia de caminhada. Por volta das 3 horas da manhã, estavam todos de pé e prontos para caminhar. Reuniram-se então novamente na em frente ao santuário para a oração da manha e para o envio dos símbolos que os acompanhariam por todo trajeto.

Carregando as bandeiras do JUMAS, JUFEM, do Movimento, o quadro da Mãe e do Pai Fundador, e acompanhados por uma um chuva que caia incessantemente começaram a caminhar para cumprirem o trajeto que separava o Santuário da Igreja Matriz de Ibiporã.

Por volta das 8 horas da manha os caminhantes chegavam a Ermida de Ibiporã onde puderam conhecer um pouco melhor o local e tiveram mais um momento curto de espiritualidade, e logo após continuaram a caminhada até chegarem na Igreja Matriz para participarem da missa as 9:30 que seria presidida pelo Pe Afonso.

Esta caminhada serviu para podermos viver um pouco da missão de Schoenstatt, serviu para vincular a juventude masculina e a juventude feminina, mostrou que mesmo em um mundo mecanicista ainda sim existem pessoas que vivem de forma orgânica! E mesmo com todo frio toda chuva toda dificuldade, todas essas marcas jamais superarão as marcas que a caminhada deixou em nossos corações!

Keldrey Vinicius – Jumas Ibiporã

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.