Dos dias 28/02 a 04/03 aconteceram as primeiras Missões Familiares organizadas pelo Grupo Missionário Magnificat, de Curitiba, na cidade de Porto Amazonas/PR. Estas tiveram como lema: “Pela Aliança de Amor, encontra e anuncia!”, ou seja, através da força da Aliança de Amor com a Mãe, devemos ir ao encontro do próximo, principalmente àqueles que estão necessitados de uma conversa, e anunciar com toda a alegria e confiança a palavra de Deus. Em solidariedade de destinos com a Família Apostólica de Ibiporã, que ao mesmo tempo faziam as Missões na cidade de Alvorada do Sul, a Família de Curitiba se empenhou desde o ano passado preparando essas missões (após uma missão-piloto na Creche Cantinho do Sol) e, com muitas contribuições ao Capital de Graças, a Mãe de Deus cuidou perfeitamente de tudo! Realmente o estar no céu foi sentido fortemente nesses dias por todos os 83 missionários participantes. Contamos com a presença de 4 assessores: Padre Afonso Wosny, Padre Marcelo, Irmã Jacinta e Irmã Paula.

Na sexta-feira, dia 28, às 19h tivemos a Missa de Envio na tenda do Santuário Tabor Magnificat e após todos peregrinaram até a frente do Santuário para o Envio, com muita alegria e expectativa em conhecer as famílias que cada um ficaria, como também suas respectivas comunidades (Maria de Lourdes e Coronel Amazonas). Ao final, cantamos a consagração e a Oração de Franz Reinisch como Família Apostólica! Foi tirada a foto oficial das Missões e então nos dirigimos aos ônibus para iniciarmos a viagem a Porto Amazonas.

Chegamos na cidade por volta das 22h30 e, em frente à Paróquia Menino Jesus, a comunidade porto-amazonense juntamente com o pároco, Padre Emídio, já estavam esperando a nossa chegada. Tivemos então o primeiro contato com eles e tocamos algumas músicas bem animadas; em seguida, cada comunidade missionária foi para o seu respectivo local. O lanche da noite foi uma partilha entre todos, fundamental para iniciarmos a vinculação como comunidade e também tivemos a primeira oração juntos em nosso Santuário.

No dia seguinte, sábado, 01/03, aconteceram as primeiras visitas às casas e o primeiro dia das atividades com crianças, jovens e adultos. Já percebemos o quanto essas Missões seriam marcantes a todos, pois o acolhimento que recebemos nas casas foi algo maravilhoso; independente da religião, a comunidade de Porto Amazonas estava aberta e alegre pela nossa presença! A Mãe de Deus, por meio da sua Aliança de Amor, queria que estivéssemos lá para incendiar este lugar abençoado!

Domingo, 02/03, o tema do dia se remetia ao Encontro. As visitas e as atividades continuaram normalmente e presenciamos muitas situações concretas do que é poder ir ao encontro do próximo. Tivemos o Almoço Missionário, na comunidade Maria de Lourdes. A comunidade Coronel Amazonas, em peregrinação, seguiu até lá, rezando o terço e com bastante animação. Na chegada, todos os missionários se abraçaram e nos vinculamos uns aos outros com cantos próprios e compartilhando experiências vivenciadas nestes primeiros dias das Missões; almoçamos e após houve o presente para cada comunidade, um momento de bastante descontração e alegria; a comissão central foi chamada à frente para receber um agradecimento por todo o trabalho realizado para o acontecimento destas missões, foi bastante gratificante este momento de reconhecimento de tudo o que foi feito; o Padre Emídio também esteve presente, e o mesmo recebeu como lembrança uma camiseta e uma cruz dos reitores, representando o nosso agradecimento também pela abertura de Porto Amazonas para este grande apostolado; finalizando este Almoço, todos nos consagramos à Mãe e cantamos o Franz Reinisch com bastante força!

Segunda, 03/03, o tema era Anúncio. Neste dia as oficinas, em sua maioria, tiveram o dia com maior participação da população, demonstrando que realmente o ir ao encontro e o anúncio foram feitos de maneira providencial e correta. Também tivemos a Folia Missionária, a grande festa com toda a população da cidade, no Centro de Convenções Celso Rodrigues Paes. A Folia teve início logo por volta das 21h, os missionários fizeram um corredor para recepcionar a entrada dos participantes! Esse evento foi muito especial, com muita música cristã e todos dançando, cantando, pulando sempre com muito entusiasmo; tivemos um teatro do Lifehouse, encenado pela Juventude de Curitiba, como mensagem de que não devemos ser tentados pelas coisas do mundo e que devemos crer em Cristo, o verdadeiro caminho que nos leva à felicidade plena, vencendo todas as forças do mal que ousarem aparecer em nossa vida; em seguida tivemos a Adoração ao Santíssimo, momento de muita calma, emoção e entrega por Ele, que tanto nos ama e nos quer bem; ainda houve um tempo para o abraço caloroso dos missionários com a comunidade porto-amazonense, o momento de confraternização da Família de Schoenstatt pelo sucesso do evento e a arrumação das coisas.

Terça, 04/03, último dia das Missões. Após mais uma manhã inesquecível de missões, nos reunimos para os últimos momentos como comunidade. Após o almoço, todos se ajudaram na arrumação das coisas e o clima de saudade já começava a bater forte nos corações. Às 16h fizemos a avaliação (uma partilha onde todos responderam o que mais tocou nas missões e o que cada um leva para a sua vida daqui em diante); às 18h, foi servido um lanche, preparado com muito carinho pela comunidade de Porto Amazonas a todos os missionários, portanto, confraternizamos juntos. Às 19h iniciou-se a Missa de Encerramento, presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski. A Paróquia estava lotada, muito lindo de se ver, bastante especial, pois a felicidade estava ali presente. Houve os devidos agradecimentos, por parte do bispo, os padres e também pela comunidade. Os reitores das Missões, Elder Semprebom e Ricardo Wazen, também compartilharam deste momento e parabenizaram a todos pelo sucesso dessas Missões e, ano que vem, retornaremos ainda mais fortes para mais esse apostolado, que concretizou um grande sinal da Divina Providência tanto para nós Schoenstattianos quanto para a cidade. Ao final da celebração, nos consagramos à Mãe de Deus e nos despedimos dos nossos amigos porto-amazonenses, com o nosso coração alegre e certos de que a missão agora será ainda mais fortalecida.

Agradecemos a todos que deram o seu SIM para que todo esse sonho de anos fosse possível de ser realizado. Deus e a Mãe nos prepararam espiritualmente e deu tudo certo; realmente essas Missões Familiares representaram muito o Magnificat! Viva Schoenstatt! MPHC!

“Pela Aliança de Amor, Encontra e Anuncia!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.