unnamed
No último final de semana, o JUMAS Guarapuava pode comemorar em dobro, pois, na data de 15 de Junho de 2014, comemora-se 15 anos de Ramo na cidade e foi a data em que o Grupo Milites Mariae escolheu para selar a Aliança de Amor com a nossa querida MTA.

O grupo recebeu o nome Milites Mariae (traduzido do latim para o português “Guerreiros de Maria”), devido aos muitos fatos dos anos que foram decisivos para a escolha do nome, onde os membros ativos chegou a 4 pessoas. Após o dirigente atual Maykol assumir, o número quase se triplicou e isso foi uma grande alegria. Outro fato que contribuiu para tal decisão de nome, foi o horário em que as reuniões aconteciam/acontecem, que são por volta das 23:30 de toda sexta-feira, pois, por conta de trabalhos e estudos, os membros acharam um horário para poder vivenciar Schoenstatt a cada dia mais, as reuniões sempre são nas casas dos integrantes, por conta do horário fica inviável fazer as reuniões no Santuário. O nome também inspirou a criação da identidade visual, onde duas espadas se cruzam em um escudo, simbolizando as lutas diárias que possuímos, e marca gravada no escudo, mostra a que reino a gente defende, o reino da nossa Querida Mãezinha, o reino de Schoenstatt.

No sábado (14) à tarde os integrantes se reuniram no Santuário Tabor das Vocações para fazer o retiro da Aliança, que foi comandada pelo assessor, Padre Afonso Wosny, onde foi feito debates, e dadas as orientações para se preparar e selar a Aliança. Após a Santa Missa, o grupo ficou atento ao depoimento de Victor Hugo Niczay de Araújo que nos contou como foi selar esta Aliança com a Mater, com os olhos vibrantes, falava o quão importante foi na vida dele esse compromisso, e que mudanças se acarretaram com o decorrer dos anos.

Eis que chegou o grande dia, todos os rapazes estavam tão nervosos que nem dormiram, a ansiedade estava estampada no rosto de todos inclusive de Maykol, o dirigente, às 10 horas da manhã no Domingo 15 de Junho de 2014 deu-se inicio à Santa Celebração da Aliança. Familiares de todo o grupo estava presente, juntamente com a Família de Schoenstatt de Guarapuava e dois integrantes de Curitiba, que vieram comemorar este momento tão importante na vida de todo Schoenstattiano. A homilia foi acrescentada com vídeos que mostrou um dos apostolados feitos pelo Grupo Milites Mariae, que se denominou Café na Rua, que consistiu em sair em um domingo, às 5 horas da manhã, e ir ao encontro de moradores de rua, conversar com eles, saber um pouco da vida de cada um, entre outros assuntos e também foi feito uma homenagem aos fundadores do jumas no Santuário Tabor das Vocações, que iniciou com um grupo de 9 meninos que foram ate o Santuário de Londrina liderados pelos fundadores, o casal Edenilson e Rosiane, hoje lideres dos grupos de casais do Santuário. Após o Rito da Santa Missa todos peregrinaram ao Santuário, um local que se tomou pela emoção de todos, após toda a cerimônia, um de cada vez foram chamados para receber o símbolo que pela decisão unânime de todos, foi aprovado, a Cruz da Unidade, e uma aliança que contém gravado em seu interior o nome do grupo, a sigla MTA e a data. Símbolo físico que demonstra publicamente o compromisso de todo o grupo com a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!

Vinculados por Maria, Fogo do Cristo-Tabor!

Por: Leonardo Rodrigues (Jumas Guarapuava)

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.