Nos dias 24 e 25 de Março, a sombra do Santuário Tabor Magnificat, o Jumas Curitiba realizou o seu Encontro de Ramo, onde foi decidido o novo líder de ramo e os rumos da juventude em 2017. O padre Julio Fabiano e o seminarista Filipe Araujo acompanharam os rapazes que puderam estar presentes durante o final de semana, tendo um papel fundamental em tudo o que foi refletido e conversado!

Na sexta feira, por volta das 20:30, 12 membros do Jumas Curitiba se reuniram com os novos assessores do Jumas Paraná. Foi um momento mais voltado a se conhecer melhor, já que era o primeiro contato pessoal do padre Julio e do seminarista Filipe com a Juventude Masculina local. Após uma conversa descontraída em que se pode ter um panorama geral do ramo, foi realizada uma rápida vivência no Santuário. Diante de Jesus Eucarístico, o seminarista Filipe orientou que todos os presentes escrevessem, de um lado da folha, quais os seus sonhos para o Jumas Curitiba neste ano de 2017 e, do outro lado, o que não queria para o ramo. Após todos escreverem, um de cada depositou a folha aos pés de Jesus, seguido de adoração e, por fim, a consagração. Encerrou-se a noite com o tradicional Franz Reinisch.

No dia seguinte o Encontro do Ramo seguiu com a presença de menos rapazes do Jumas Curitiba (alguns não puderam ficar no sábado) e com uma menor participação do padre Julio (ele estava participando do Encontro de Delegados), mas não menos produtivo. Após o café da manhã, o seminarista Filipe apresentou os pontos que foram citados na vivência, em relação aos sonhos e o que não se queria no Jumas Curitiba. A partir disto, os rapazes presentes deveriam selecionar três pontos principais que serviriam de norte para o ramo neste ano de 2017. Os pontos escolhidos foram: União, Comprometimento e Espiritualidade.

Com base nesses três pontos, foi traçado um plano de ação para que tudo isso pudesse ser trabalhado, de forma a renovar o Jumas Curitiba. De modo geral, ficou decidido que o ramo terá dois grandes grupos de vida: um de Apóstolos e outro de Aliados. Ambos se reunirão todo 2º domingo do mês no Santuário, no mesmo horário, participando em seguida da Missa Jovem, realizando um rápido momento de adoração e espiritualidade logo depois e, por fim, fazendo algo juntos para manter viva a chama da amizade e da irmandade. Também terá reunião de grupo todo 4º sábado do mês, na paróquia São João Batista, onde nasceu o Jumas Curitiba, a fim de não perder o vínculo com suas origens. Neste dia todos rezarão o Santo Terço antes da Missa, onde o Jumas é responsável pela música neste dia, e também saindo juntos após a celebração. Assim, os poderão estar no mínimo duas vezes por mês unidos como Jumas por um bom tempo, deverão ser mais comprometidos em reservar essas datas determinadas para se dedicar as atividades do ramo e terão momentos de espiritualidade juntos.

Além disso, estarão fortalecendo os pilares da ROCA, muito importante para a sustentação do Homem Novo: a REALIZAÇÃO PESSOAL através das reuniões de grupo, onde o grupo de Apóstolos iniciará o itinerário da Carteira dos Apóstolos e o grupo de Aliados trabalhará com o Círculo da Aliança para que possam selar Aliança de Amor no dia 18 de Novembro de 2017; a ORAÇÃO através das Missas Jovens (no mínimo), do Santo Terço na Paróquia e da Adoração no Santuário; a COMUNIDADE através dos momentos de vinculação pós-Missa Jovem; e o APOSTOLADO através da realização de uma visita a um lar de idosas junto com o grupo do TLC, duas edições do Projeto Pão no 2º semestre e, após a Escola de Dirigentes, a abertura de no mínimo um grupo de Pioneiros no ramo.

Na parte da tarde, as propostas citadas acima foram finalizadas, foi elaborado o calendário do Jumas Curitiba para este ano (levando em consideração também eventos do Santuário Tabor Magnificat, do Jumas Paraná e do Jumas Brasil) e realizada a votação para o novo líder de ramo, cujo escolhido pelos rapazes presentes foi o William Bandeira. Ao final da tarde os membros do Jumas Curitiba se dirigiram para a paróquia São João Batista, onde cumpriram o compromisso de tocar e cantar na Missa e, em seguida, se uniram para um divertido momento de vinculação.

Com isso, o Jumas Curitiba dá início ao seu processo de renovação, a fim de fortalecer as bases dos membros e do ramo para no próximo ano buscar realizar projetos mais ambiciosos e intensos. Contamos com as orações e capitais de graça de todo o Jumas Brasil!

 

COM MARIA, GERAÇÃO MISSIONÁRIA: OU CRISTO OU NADA!

Sobre o Autor