Nos dias 14, 15 e 16 de Abril, inspirados pela espiritualidade da Semana Santa, 7 rapazes do Jumas Curitiba participaram de um Encontro de Dirigentes, com foco na Mística dos Pioneiros. Ministrado pelos amigos do Jumas Jaraguá, Romário e Carlos Gabriel, e com o apoio de alguns membros da União de Família de Curitiba, este encontro serviu como aquecimento e motivação para a Escola de Dirigentes do Regional Paraná, que acontecerá em Junho na cidade de Londrina.

Após a procissão de Sexta Feira da Paixão, todos se reuniram no Santuário onde foi feita uma oração inicial com base na passagem do Evangelho de João onde Jesus diz que “Aquele que vê a mim, vê o Pai” (João 14, 9b). Também foi partilhado sobre as expectativas e temores com relação aos Pioneiros. Em seguida, no salão, todos se vestiram de túnicas, como os apóstolos e participaram de uma vivência relembrando a Santa Ceia. Em um primeiro momento, todos lavaram os pés uns dos outros, dizendo para cada um o porque fazia isso. Depois todos se alimentaram de pão sírio, em um momento de profunda reflexão e capital de graças.

Ao final da ceia, seguiram para o bosque, levando velas, onde relembraram a Crucificação e Morte de Jesus. Neste momento, foi apresentado o Capital de Graças, onde cada um devia martelar o nome de um dos presentes no Encontro e um prego em uma cruz, e durante o final de semana entregar suas orações e sacrifícios pro cada um, doando-se assim como Jesus doou-se por cada um de nós e como deveríamos nos doar pelos Pioneiros.

Durante o dia de sábado, foi feita uma pequena formação sobre como deve ser a espiritualidade de um dirigente, como preparar reuniões e acampamentos, além da Mística dos Pioneiros, com todos os seus símbolos, conquistas e etapas. Ao final da tarde todos participaram juntos da Celebração da Vigília Pascal. No início da noite, foi realizada outra vivência, na qual destacou-se a importância da Paternidade. Todos foram convidados a refletir sobre as figuras paternas que tiveram em sua vida, sobre como sua relação com essas pessoas, o que aprendeu com elas. Depois, de olhos vendados, um a um foi conduzido até o salão onde, ao retirar as vendas, percebeu que em seu braço estava escrito a palavra PAI e a sua frente os vários símbolos da Mística dos Pioneiros (lenço, bandeira, anel, estrela, quadro de José Engling), como um convite a exercerem sua paternidade em relação aos meninos que os aguardam e que a Mãe escolheu.

Na manhã de domingo, durante a oração da manhã foram feitos os agradecimentos, tanto da parte dos rapazes do Jumas Jaraguá com relação aos membros do Jumas Curitiba que deram sim para esse Encontro de Dirigentes, quanto do Jumas Curitiba em relação a entrega e sacrifício do Romário e do Carlos Gabriel. Além disso, foi destacado a importância da participação na Escola de Dirigentes do Regional Paraná em Junho, onde tudo o que foi falado no dia anterior será aprofundado e eles terão a oportunidade de partilhar ideias com os dirigentes de outros ramos do Jumas.

O Jumas Curitiba agradece mais uma vez pela entrega do Romário e do Carlos Gabriel, do Jumas Jaraguá, que deixaram família, amigos e compromissos para motivar os dirigentes de Pioneiros. Agradece também ao apoio dos casais da União das Famílias, Ricardo e Fran, Cleonice e Luiz, Alexandre e Gil. E ainda, conta com os capitais de graça e orações de todo o Jumas Brasil para que a Unidade de Pioneiros possa renascer no Jumas Curitiba!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o Autor