Ideal Pessoal: “Ser Tudo para Todos como Propriedade Única e Exclusiva de Maria”

José Engling” Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria”.

Através desta pequena frase, podemos entender a vida de José Engling.

Engling, participou da Fundação de Schoenstatt em 18/10/1914. Ele viveu esta histórica Aliança de Amor com a Mãe de Deus, de maneira profunda, com todo o seu coração, e anos mais tarde, o Pe. José Kentenich disse sobre Engling : “Engling foi o Documento de Fundação vivido!” (J.K.)

Ele era um jovem camponês, de figura exterior pouco atraente, que possuía todos os motivos para ficar na sombra. Porém, desde que se percebeu vocacionado para a grandeza, nada conseguiu detê-lo. Sem amargura, sem frustrações diante dos pesados tributos que sua natureza lhe impunha, aceitou a luta em todos os campos, quebrando lanças com uma pertinácia como poucos este mundo viu.

Algo de seus apontamentos:

“A imagem sublime da Mãe está agora vivamente diante dos meus olhos”. Uma só coisa deve nortear a minha vida: Tudo por ti, querida Mãezinha.”

“Mãe, nenhum sacrifício quero considerar por demais pesado. Quando se trata de tua honra, não quero recusar nem o mais duro sacrifício. Mãe, dá-me força para me conservar fiel a esse propósito.”

“Cinco vezes ao dia – duas de manhã e três à tarde – quero lembrar-me que um filho de Maria não deve andar triste, e esforçar-me-ei por estar alegre. Se alguma vez estiver abatido, quero combater este sentimento e impor-me uma penitência”

“Mãe, esta semana faltei miseravelmente. Uma mentira deliberada. Como podes não te aborrecer comigo? Perdoa-me! Quero fazer penitência e trabalhar com mais afinco em teu serviço.”

“Querida Mãezinha, quero aproveitar as difíceis circunstâncias em que me colocaste, para me santificar o mais depressa possível. Na vida militar me deste ótima ocasião, embora espinhosa. Quero aproveitá-la. Chamaste-me a ser teu vassalo. Quero esforçar-me por aproximar todos de ti.”

“Querida Mãezinha! Mater Ter admirabilis! A ti novamente, me consagro como holocausto. A ti, consagro tudo o que sou e tenho: meu corpo e minha alma com todas as suas faculdades, meus bens e haveres, minha liberdade e minha vontade. Sou teu, inteira e indivisamente! Dispõe de mim e do que me pertence, como te aprouver. Se, no entanto, for compatível com teus planos, deixa-me ser um holocausto, pelas tarefas que propuseste a nossa Congregação( Movimento Apostólico). Em humildade, teu indigno servo, José Engling.”

Saiba mais acesse: www.josefengling.de