I. Jornada de 2008.

Na Jornada em Buenos Aires, junto ao Santuário de Florencio Varela, havia representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Equador, México e Estados Unidos. Muitos não sabiam exatamente o porquê de estarem ali, e pairava a dúvida geral sobre o que sairia daquele encontro. Mas guiados pelo Espírito Santo, o que havia sido um “tiro no escuro”, por assim dizer, tornou-se uma grande corrente de vida. Após a apresentação dos países e muita discussão sobre os pontos comuns, fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças do Jumas da América, os representantes perceberam que, no fim das contas, queriam o mesmo: um protagonismo jovem, incendiado pela missão e trabalhado em rede em todo o bloco americano.

O Jumas da América deseja a unidade para alcançar o protagonismo, e a MISSÃO é algo extremamente marcado em todos os ramos. Em todos os países existem missões, toda a nossa geração do Jumas está inflamada por isso! Somos uma Geração Missionária! E como Geração Missionária, queremos realizar uma cruzada até o Jubileu: um caminho chamado Cruzada 2014. O objetivo dessa Cruzada é intensificar o protagonismo de nossa Geração Missionária, assumindo a herança de todos os schoenstattianos desde nossa fundação e nos projetando para o centenário da Aliança! Assim como diz o documento final da Jornada, “Como Juventude Masculina, queremos caminhar até 2014, unidos na Aliança e assumindo o legado, para ser uma nova Geração Missionária”.

II. Jornada de 2009.

Após o início oficial da Cruzada 2014, em 31 de maio de 2009, uma nova Jornada de Assessores e Líderes foi marcada para aquele ano, no Santuário do Jaraguá, em São Paulo, após o Encontro Nacional do Jumas Brasil. Nele, a grande novidade foi a participação também de Portugal e da Espanha. Nesse encontro, o trabalho foi bem mais árduo do quem em Buenos Aires, para que as grandes linhas da Cruzada 2014 e da Geração Missionária fossem traçadas.

A troca de experiência entre os países foi bastante intensa, e a reflexão em cima dos pontos comuns foi mais intensa ainda. Após três dias e meio de trabalho, as características e anseios comuns dos ramos se resumiram em quatro grandes linhas, que ficaram conhecidas como os pilares da Cruzada 2014:

  • Protagonismo: desde o início, sabíamos que esse era nosso objetivo! Seremos protagonistas de 2014 e dos próximos 100 anos! Esse protagonismo está a serviço de toda a Família de Schoenstatt.
  • Fogo da Missão: como Geração Missionária, nossa maior característica é a missão. E essa missão está marcada pelo Fogo, elemento também tão característico da Juventude Masculina.
  • Cultura da Aliança: com toda a Família, queremos levar a Cultura da Aliança de Amor à Igreja e ao mundo.
  • Unidade Internacional: queremos e precisamos alcançar a unidade como bloco iberoamericano.

Em um parágrafo que resuma isso: “Reunidos no Jaraguá (novembro de 2009), refletimos que ser Geração Missionária é nos unirmos como Jumas internacional e, por meio do fogo próprio da juventude, sermos protagonistas de nosso tempo, como fizeram o Pe. Kentenich e os congregados. Desta forma, queremos renovar Schoenstatt para presentear o mundo e à Igreja uma Cultura da Aliança que responda de forma audaz à realidade atual.”

III. Jornada de 2010

A terceira Jornada de reflexão sobre a Cruzada 2014 e a Geração Missionária aconteceu em Tupãrenda, no Paraguai, em julho de 2010. Nela, a grande novidade foi a participação do Jumas da Alemanha, fato que mostra como a Geração Missionária realmente é algo comum ao Jumas mundial! As missões que lá aconteceram no último ano são prova disso, pois ninguém lá acreditava que isso seria possível!

Na Jornada, foi redigido um documento em que os pilares definidos em 2009 foram aprofundados. Este documento é fruto também de muita reflexão sobre os ramos nacionais: as semelhanças e diferenças e, sobretudo, o que gera vida em cada um. Foram apresentados projetos que cada país realiza, já inspirados nos pilares da Cruzada e que contribuem enormemente para o fortalecimento da Geração Missionária.

Em Tupãrenda, também a estrutura de nossa Cruzada deu um passo à frente. Ficou definido que cada país deveria ter um representante nacional e também uma equipe de comunicação, que fariam a ponte direta entre os ramos nacionais e o Secretariado da Cruzada 2014.

Também no fim de 2010, uma semana após o Fórum em Itaara/RS, saiu o logo que identifica internacionalmente a Geração Missionária! O conceito desse logo foi pensado em Tupãrenda, onde todos os países puderam opinar, e o desenho foi feito por um chileno designado na própria Jornada. Nele, vemos claramente o Santuário, lugar da Aliança, incendiado pelo Fogo da Missão. Esse fogo deve ser levado e espalhado por todos nós, protagonistas de 2014, em unidade, como uma tocha e uma Pira!

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