Ocorreu no dia 07 de Setembro, a 13ª Peregrinação do Jumas SBC. A peregrinação consiste em uma caminhada de reflexão ao longo dos 33 quilômetros (aproximadamente) que separam a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Ferrazópolis, São Bernardo do Campo) do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, localizado na Vila Mariana/SP.

Teve início às 06 horas da manhã a caminhada com destino ao Santuário, e que neste ano pode contar com a participação de alguns integrantes do Regional Sudeste, que foram eles: Lucas Botassio (Jaraguá), Feliphe Botassio (Jaraguá). Contava-se 40 integrantes do Jumas a caminhar.

Essa Peregrinação tem um sentido especial para o Jumas SBC, pois é tempo de comemoração dos seus 15 anos, e o próprio fato de se realizar a 13ª Peregrinação já é capaz de nos trazer uma pequena mostra da fecundidade desta Juventude. Se passaram 13 anos desde que iniciaram os primeiros passos, que hoje, totalizam mais de 400 quilômetros percorridos.

Chegando por volta das 13 horas ao som do Hino de Franz Reinisch, entram no Santuário para uma breve oração. Neste instante o Santuário muda completamente de cor. Com a presença do Jumas SBC, a cor predominante é a verde das camisetas dos que ali estavam presentes. Cansados, mas confortados ao entrar no pequeno lar, na pequena capelinha que em nossa entrega se faz viva, vida essa que emana dos corações jovens flamejantes em Cristo, entregues a Mãe, Rainha e  Vencedora Três Vezes Admirável.

Após a oração, um pequeno intervalo para descanso, enquanto corriam com os preparativos para a Celebração. Quem a presidiu foi Deilton, também fruto de São Bernardo, e hoje, está junto aos Padres de Schoenstatt no Jaraguá em seu quinto ano de seminário.

“Já faz 13 anos que o 07 de Setembro tem um significado especial para o Jumas SBC. Em 1822 foi proferido o grito de Liberdade do Brasil… E hoje, qual é o grito que o Jumas faz ecoar?” Com essas palavras, Deilton reafirma a missão do Jumas de ser Fogo do Cristo Tabor para nosso país, em pleno dia da Independência Nacional.

Que exatamente essa terra que antes fora chamada “Novo Mundo”, pelas mãos do nosso Pai e Fundador junto ao heroísmo dos “José Engling” da nossa geração, seja construída a Nação Tabor!  Para assim ser contemplada, então, a Pátria – enfim – amada, Brasil!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.