O VI Fórum Nacional do JUMAS reuniu as lideranças de ramo para discutir e decidir sobre os novos rumos da juventude masculina nos próximos anos. O encontro foi sediado em Curitiba, à sombra do Santuário Magnificat. O trabalho dos curitibanos para sediar o Fórum da melhor maneira possível chamou a atenção dos participantes, aproximadamente 45 rapazes, tudo foi cuidado com muito carinho desde a limpeza dos banheiros até o preparo de saborosas refeições.

Reflexões

No primeiro dia foram abordados os desafios do nosso tempo, relacionados com a comemoração do centenário da Pré-Fundação de Schoenstatt. O momento de reflexão contou com a participação mais que especial do próprio Pe. Kentenich, em uma entrevista exclusiva, e o testemunho de Rodnei da Silva sobre as dificuldades em viver como personalidade livre, firme e apostólica.

No segundo dia, o tema da reflexão foi o ano de 2013. A equipe do Ignis apresentou as correntes de vida por trás do encontro, como a Geração Missionária 2014, o ano da corrente missionária, o lema da Jornada Mundial da Juventude e o tema da Campanha da Fraternidade do ano que vem.

O terceiro dia contou com a motivação do ano de 2014, abordando novamente a GM e, principalmente, as festividades em torno do Centenário da Obra de Schoenstatt.

Decisões e Discussões

A conquista do cálice, um dos nossos símbolos nacionais que foi roubado pela segunda vez, no início desse ano, foi um dos temas mais repercutidos nesse fórum. Após perceber que o cálice não havia sido conquistado espiritualmente, o JUMAS Brasil resolveu promover essa conquista com os capitais de graças até 19 de julho de 2013, durante o IGNIS, data em que, finalmente, teremos um novo cálice como símbolo nacional. A conquista será inspirada no ideal pessoal de Mario Hiriart e do nosso ideal nacional, com o lema “Cálice vivo portador do Cristo Tabor”.

Outra discussão importante foi sobre a preparação do JUMAS por ocasião do Centenário da Obra de Schoenstatt. Foi definido que faremos vigílias mensais de temática comum a partir de 17 de outubro de 2013. A última vigília será na noite de 17 de outubro de 2014, cada Ramo se reunirá no santuário filial mais próximo, o término da vigília será com a coroação de Maria.

A conquista do Globo da Pira do Santuário Puer et Pater, dedicado à Coluna Masculina do Movimento de Schoenstatt é outro oferecimento que queremos fazer em comemoração ao 2014. No Fórum nacional deste ano, marcado para 19 a 22 de junho, em Itaara, será concretizada a conquista do Globo da Pira.

Já que falamos em fórum, foi revogada a decisão de ter um Fórum Nacional em 2013, pois toda a juventude masculina do país já se reunirá no primeiro dia do IGNIS.  O Rito da Aliança de Amor foi unificado para o Jumas, com uma oração comum. A Cruz da Unidade foi oficializada como símbolo de Aliança de Amor da Juventude Masculina e passará a partir de agora a ter uma pira de José Engling gravada na parte de trás.

Algumas reflexões foram feitas sobre nosso papel na comunidade paroquial, na universidade e no mundo do trabalho. As principais propostas em relação a esses temas foram o fortalecimento da Campanha da Peregrina Universitária e o aumento da participação no Setor Juventude. Sobre a mística dos Universitários do JUMAS ficou decidido que é preciso reforçar a mística de “Apóstolos”.

Secretarias

Pietro Lovato (Santa Maria-RS) e Lucas Galhardo (Caieiras-SP) foram eleitos Secretário Nacional e Vice, respectivamente, substituindo Otávio Cezarini (Ibiporã-PR) e Giovanni Lovato (Santa Maria-RS). Vinícius Mendes (São Bernardo do Campo-SP) foi eleito o novo Secretário do Regional Sudeste, Leonardo Lucion (Ibiporã-PR) foi escolhido pelo Paraná, Filipe Souza (Olinda-PE) pelo Nordeste e Guilherme Busanello (Frederico Westphalen-RS) foi reeleito pelo Sul.

Passagem dos símbolos

A Peregrina Heróica foi enviada para o Regional Nordeste, a Patena foi para o Sudeste, a Coroa foi para o Sul e o Paraná recebeu espiritualmente o cálice. Comovido com a situação do Paraná o Ir. Manfred resolveu deixá-los levar uma miniatura do Globo da Pira.

Voz de Deus

Todo fórum é um claro exercício de escuta da Voz de Deus, dessa vez não foi diferente, quase no final dele Deus praticamente gritou ao nosso ouvido. No final do Fórum em que o JUMAS decidiu conquistar espiritualmente o cálice, Deus emprestou outro cálice para a missa de encerramento.  Não foi um cálice qualquer, mas um usado pelo próprio Pe. Kentenich em 1947, aqui no Brasil, na cidade de Rio Negro. Para muitos esses acontecimentos não querem dizer nada, mas para todos os presentes no Fórum tudo isso nos mostra que estamos na direção certa rumo à conquista do nosso cálice.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.