O Movimento de Schoenstatt completou 100 anos em 2014. Nossa geração teve o privilégio de viver este momento da história que começou lá atrás na capelinha abandonada da cidadezinha de Vallendar na Alemanha. Tanto tempo depois, muitos avanços tecnológicos surgiram e impactam diretamente na forma de vida de cada um de nós, que vivemos neste segundo século de Schoenstatt. Como podemos aproveitar de maneira fecunda estas novas tecnologias?

O questionamento já era feito pelo Pe. Kentenich em 1912 no documento de pré fundação: “Será que os povos mais desenvolvidos estão maduros e são capazes de utilizar devidamente os enormes progressos alcançados nos últimos tempos, nos mais diversos setores?” O fundador preocupava-se com os avanços externos ao homem que não eram acompanhados pelos avanços da vida interior e poderiam criar uma relação de dependência ou escapismo.

Apesar do alerta, o nosso Pai e Fundador era otimista com relação ao progresso quando o homem dominava o conhecimento e não se deixava dominar por ele. “Então avancemos! Sim, avancemos na pesquisa e na conquista do nosso mundo interior através de uma auto-educação consciente dos seus objectivos. Quanto maior o progresso exterior, maior o aprofundamento interior. É este o brado, o lema que está a ser propagado por toda a parte, não só entre católicos mas também no campo inimigo.”

O Pe.  Alexandre Awi de Melo, diretor nacional do Movimento de Schoenstatt e assessor do Jumas no Brasil, acredita que os aplicativos e novas tecnologias podem contribuir muito para a nossa vida interior. “Já que nós usamos o celular para tanta coisa, por que não utilizarmos um aplicativo que nos ajude a controlar o nosso horário espiritual ou receber as mensagens do nosso pai e fundador? Espero que esses aplicativos possam ser utilizados para melhorar a qualidade da nossa vida espiritual.”

 

Vamos  aproveitar para apresentar dois aplicativos que podem ajudar a cultivar a nossa vida interior: o Telefone do Pai e o Horário Espiritual Virtual.

 

O Telefone do Pai traz mensagens escritas pelo Pe. José Kentenich, fundador do movimento de schoenstatt, acompanhadas de alguns propósitos.  O aplicativo está disponível somente para Android e foi produzido pela Equipe de Comunicação do Jumas São Bernardo do Campo. Eduardo Cassaçola, do Jumas Amoreira, não vive sem as mensagens do Telefone do Pai. “Eu uso diariamente. É incrível como em alguns dias a mensagem que eu tiro é realmente aquilo que estou precisando ouvir.”

Clique aqui para baixar o App: Telefone do Pai

Telefone do pai

O Horário Espiritual Virtual, como o próprio nome já diz, é o correspondente virtual da famosa ferramenta utilizada pelo Movimento de Schoenstatt para trabalhar a autoeducação. Nele você pode marcar seus capitais de graças e propósitos, programar lembretes, proteger as informações com senhas e acompanhar o seu desempenho em gráficos estatísticos. O app, exclusivo para Android, foi desenvolvido na Polônia, mas está traduzido para o português. Thércio Menezes, do Jumas Brasília, baixou e aprovou o aplicativo. “Aplicativo excelente, ajuda a manter controle da auto-educação e ainda estimula a realizar os Capitais de Graça.”

Clique aqui para baixar o App: Horário Espiritual Virtual

dev

 Clique aqui e confira outras informações sobre a prática do horário espiritual.

Gostou das sugestões? Conhece outro aplicativo que te ajuda em sua vida espiritual? Compartilhe conosco!

Paulo Zambolin

Sobre o Autor