Hoje é 18 de outubro e renovamos nossa Aliança com Maria, uma semana depois de ter celebrado os “300 anos de bênçãos” (como diz o slogan) de N. S. Aparecida. Cada um passou o 12 de outubro em alguma peregrinação, missa ou até mesmo na frente da TV prestigiando essa comemoração tão bonita pro nosso país. E hoje celebramos novamente a presença de Maria nas nossas vidas, celebramos o fato de que um dia nos consagramos totalmente a ela assim como fez o nosso Pai.

Mas passou o 12 de outubro e agora já vai terminando o 18… e uma pergunta que veio à minha cabeça é: que presente dar à nossa Mãe? Naturalmente, o que temos de mais importante nós já entregamos: nossa vida e nosso coração ao seu serviço. Mas são 300 anos em Aparecida e 103 em Schoenstatt, né? O presente tem que ser caprichado!

Há 10 anos atrás, quando Aparecida comemorava seus 290, algo muito importante aconteceu naquele Santuário: a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe (CELAM), ou como é mais conhecida, a “Conferência de Aparecida”. Nessa conferência estavam presentes os bispos do nosso continente com o Papa Bento XVI e, como outra figura central, o Cardeal Bergoglio, atual Papa Francisco. E o que isso teve (e tem) de importante? Aí se traçaram as linhas principais da evangelização atual do nosso continente.

A partir do Documento de Aparecida falamos de ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo” em todos os âmbitos da nossa sociedade latinoamericana, para que nossos povos “tenham vida em abundância”. Por isso mesmo o documento fala da ação da Igreja em seu próprio interior (como por exemplo, nossa formação e comunhão) mas também fora dos nossos muros. Desde Aparecida somos chamados constantemente a “estar em saída” e assim, a partir do encontro com Cristo, olhar e transformar nossa realidade. Aparecida fala de política, de economia, de cultura, de ecologia, de educação, de comunicação, de enfermos, de migrantes, de dependentes químicos, de pobreza, de família, de crianças, de jovens, de idosos… enfim, de tudo.

Que presente dar à nossa Mãe, àquela que cantou seu Magnificat porque Deus fez maravilhas não só na sua vida pessoal, mas também na vida de todo o povo? Nossa Aliança nos ensina a viver em comunhão! Que presente maior do que “estar em saída” e começar a olhar mais para a realidade das pessoas que vivem ao nosso redor? Que presente maior poderia ser consagrar não só nossos corações, mas também nossa vida e trabalho para a construção da Nova Ordem Social? Nosso Pai Fundador relacionava Maria de maneira muito próxima com Nova Comunidade. É ela quem nos ensina a construir uma sociedade mais justa e fraterna, fundada no amor.

Nossa Aliança nos impulsiona à missão! Que nossa Mãe, que é Rainha e que é Aparecida, continue transformando nossos corações na Aliança de Amor e nos dê a graça de ser discípulos e missionários de Jesus para o nosso Brasil! E você, que realidade do nosso país você quer mudar com a sua Aliança?

 

 

*Você pode baixar legalmente o Documento de Aparecida em Espanhol no seguinte link: http://www.celam.org/aparecida/Espanol.pdf

Sobre o Autor