Seis anos já se passaram desde que o JUMAS Brasil proclamou, por primeira vez, seu ideal nacional!

+ VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR! +

Incrível! Dá pra acreditar?!
Melhor deixamos que o então vice secretário nacional, Otávio Cezarine do JUMAS Ibiporã, nos conte:

“Há alguns meses, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2009, o Jumas do Brasil esteve reunido para viver um dos momentos mais importantes da sua história de 53 anos. Neste segundo Encontro Nacional, agora realizado em Caieiras, estado de São Paulo, cerca de 250 jovens rezaram, discutiram e descobriram, finalmente, o ideal de vida da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”.” (Fonte: Matéria Especial – Encontro Nacional 2009)

Em 2008, as lideranças de todo o país haviam se reunido no Jaraguá para o III Fórum Nacional. Naquela ocasião, houve um grande esforço por aprofundar cada um dos 6 elementos do Ideal e compor nossa Carta Magna do Ideal Nacional.

Tínhamos em mãos a expressão dos nossos anseios! No entanto, esta conquista apenas apenas fez crescer a expectativa pela descoberta da formulação curta do Ideal. O lema que nos motivava?! “Unidos por Maria, JUMAS por um Ideal.” (Você teve aquela fitinha azul? E o Capital de Graças da Caixa de fósforo?)

Assim, se você estava lá no Colégio Senemby em 2009, com certeza se lembra do espírito elevado que permeava o encontro. Alegria, talentos, oração, discussões, canções, plenários… A cada passo da elaborada metodologia víamos nosso Ideal se aproximar, até chegarmos a apenas duas opções de formulações.

Votação, contagem regressiva e todos os participantes, assessores e o pessoal que estava acompanhando pela transmissão na Internet prenderam o fôlego…até aparecer no telão o Ideal Nacional! Então foi festa, todo saiu do chão, as bandeiras se agitaram e a Peregrina Heróica foi lá em cima, enquanto se cantava a pleno pulmão o Hino de Franz Reinisch! Confere aqui o vídeo!

Preciso lembrar da homília épica do Pe. Alexandre no Santuário Sião do Jaraguá?! Acompanhemos um pedacinho:

“Quanto fogo a gente tá levando no coração? Quanto fogo nos trouxe aqui? Quanto fogo nós vamos levar para as nossas cidades? Estamos dispostos a incendiar as nossas cidades com o “Fogo do Cristo-Tabor”? Durante este encontro, vinha-me muitas vezes à memória as palavras do Pe.Kentenich, que ele disse em 1947 aqui no Brasil, lá em Londrina; ‘Juventude é fogo, juventude é ardor, juventude é tempestade que ruge; sem juventude nunca aconteceriam grandes coisas na História.’ Juventude é fogo, Juventude é ardor. O Pai disse isso aqui no Brasil. E nós estamos vivendo hoje aquilo que ele tinha lançado para nós, no mesmo lugar ele proclamou o ideal Tabor.”

São tantas lembranças emocionantes que não da pra esquecer o Encontro Nacional de 2009, a fitinha verde no pulso e na mão do Papa Francisco

Mas e o Ideal Nacional, deu pra esquecer?

Nesta preparação para o próximo Encontro Nacional e o Jubileu de 60 anos do JUMAS Brasil, “Quanto fogo a gente tá levando no coração?”

Convido que depois desta viagem no tempo, você deixe um comentário sobre sua vivência com o Ideal Nacional na página do JUMAS Brasil no Facebook. (Utilize #JUMAS60Anos e #FogoDoCristoTabor) Vamos mostrar que ele ainda arde, que ainda podemos gritar com força: Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!

Sobre o Autor