No fim de semana do dia 13 a 15 de Outubro de 2017 aconteceu, no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova na cidade de Poços de Caldas – MG, a primeira edição do Acampio Sub-Regional. Participaram 3 cidades, foram elas: Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte, todas as cidades do estado de Minas Gerais, também fez presença o seminarista Gabriel Oberle que nos assessorou durante o fim de semana.

Os representantes de cada cidade levaram para o Acampio um símbolo que importante de seu Ramo, a fim de mostrar um pouco mais de sua identidade para os Pioneiros.

Poços de Caldas, representada pela Coroa da RRH (Rainha da Renovação Heroica). Em um momento difícil para a Jumas de Poços de Caldas, a Mãe de Deus foi coroada com essa coroa, para que Ela possa sempre gerar vida nova no Jumas Poços.

São Sebastião do Paraíso, representada pela Peregrina Heróica do Ramo. Essa imagem foi encontrada em uma sala por meninos que em menos de 4 meses seriam os fundadores do Jumas Paraíso. Acredita-se que essa imagem é um sinal claro de que a Mãe de Deus queria que realmente alguns jovens dessem início ao Jumas em São Sebastião do Paraíso.

Belo Horizonte foi representado pela camiseta da Fackellauf que o ramo realizou como Capital de Graças para o Centenário da Aliança, o Jumas BH caminhou da cidade de Vespasiano até o Santuário Tabor da Liberdade na cidade de Confins – MG, esse gesto foi importante para Unidade do Jumas BH com todo o Jumas que estavam caminhando de Pompeia até Schoenstatt em 2014.

Com os símbolos em mãos, montamos nosso santuário acampamento, onde entregamos nosso Capital de Graças e orações a nossa Mater.

Durante todo o acampamento os Pioneiros foram incentivados a serem verdadeiros heróis, para isso brincadeiras como pega lenço, futebol, até mesmo no banho foram ferramentas utilizadas para despertar esse espírito de entrega e sacrifício em cada um. Nesse espírito de SER HERÓI, nossos guerreiros participaram do Teste Engling, onde foram desafiados a passar por alguns obstáculos de um circuito, com uma piscina de lama, uma lona de sabão, bexigas d’agua, assim como em uma guerra. Uma fogueira iluminou a noite de sábado, com direito a pipoca e marshmallow. E aos poucos cada menino deitou-se em suas barracas. Para a surpresa dos Pioneiros, após todos se deitarem, deu-se início a Prova de Fogo. Mais uma vez a coragem e a confiança na Mãe de Deus foram testadas em uma pequena jornada em busca do soldado perdido (uma imagem de José Engling), ao terminarem todo o Teste de Coragem os meninos se dirigiram ao Santuário para sua Tribuna de Honra.

Depois do último almoço do Acampio, começaram as preparações para o clímax do encontro: A santa missa. Ao fim da missa os Pioneiros se dirigiram para o santuário onde o grupo Guerreiros Leais conquistou oficialmente o anel do lenço, e o grupo Reflexos de Engling a camisa dos Pioneiros.

O Acampamento se encerrou com o envio de cada Pioneiro para sua cidade e também de seus dirigentes, de modo especial os representantes de BH foram enviados para sua cidade levando consigo uma vela que o Oberle os presenteou, essa vela foi feita em Schoenstatt, os meninos então foram estimulados a pensar que como o fogo dos Antigos Heróis que abrasa desde o Santuário Original, eles também se inflamam de amor pela nossa Mãe.