Iniciamos o sétimo dia em Quevedos refletindo sobre a passagem bíblica do jovem rico que quer seguir a Jesus, mas tem dificuldade em despojar-se de seus bens materiais; à tarde, o tema foi o protagonismo juvenil que deve guiar nosso agir.
Eu e meu companheiro, Pe. Clodoaldo, terminamos de missionar, à tarde, todas as casas que havíamos assumido, o que nos alegrou e motivou a ajudarmos as outras duplas a levar a Mãe Peregrina a todos os lares da cidade.
Ao retornarmos, na oficina para os adultos, falamos do papel de Maria na vida de Jesus, como Mãe, Esposa e Filha, da sua atitude frente aos principais acontecimentos da vida de seu Filho e também em que poderíamos nos espelhar para sermos melhores pessoas; os presentes corresponderam, testemunhando sua fé e admiração à Nossa Senhora.
Após a oração do Rosário, que reuniu crianças, jovens e adultos, celebramos a Missa pelos Falecidos; na homilia, o Pe. Clodoaldo motivou a comunidade a rezar pela intercessão dos falecidos, cujos nomes estavam em papéis que cada pessoa trazia consigo e foram entregues no ofertório, o que emocionou a muitos.
Mas o grande momento estava guardado para a noite. O povo de Quevedos correspondeu ao nosso convite e prestigiou a Noite Jovem, que teve como grande convidada a Peregrina da Juventude Heroica; as crianças e os jovens eram animados por músicas como Pipoca e Cabo da Nau, enquanto os adultos e idosos dançavam as músicas tradicionais do povo gaúcho. O ponto alto ocorreu com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando todos os presentes, dos mais novos aos mais velhos, ajoelharam-se e adoraram a Nosso Senhor Jesus Cristo. Era visível a alegria dos fiéis em nos receberem e terem um evento diferente do que estavam acostumados.

 

Giovanni M. Lovato

Jumas Santa Maria

Vice-Secretário Nacional

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.