Entre os dias 6 e 14 de janeiro, 28 jovens da Juventude Masculina do Regional Sul se reuniram para sair em missão na cidade de Coronel Bicaco, Diocese de Frederico Westphalen, pela segunda vez. Iniciamos a pré-missão com muito entusiasmo junto ao Santuário Tabor Porta do Céu, em Frederico.

Pela primeira vez no Regional Sul, tivemos a experiência de dividir os missionários em duas comunidades: Reinisch e Engling. A primeira vista parecia um desafio ter uma comunidade com 15 e outra 13 missionários, porém, confiando a MTA, colhemos muitos frutos desse grande passo que demos. A vinculação dentro de cada comunidade cresceu rapidamente logo de início e abriu espaço para muitas vivências que marcaram a vida de cada comunidade.

Gabriel Grasel, de Santa Maria comenta: “Foi a minha primeira Missão. Achei uma experiência incrível, tanto pelos moradores da cidade que foram extremamente acolhedores compartilhando suas histórias e também pela comunidade do Jumas, onde o clima era bem descontraído e pude fazer várias amizades”.

Sendo o segundo ano na cidade, vários moradores estavam já esperando nossa visita, até mesmo com o chimarrão. As oficinas de crianças tiveram grande participação da comunidade. Já na oficina de jovens contamos com a presença do grupo de jovens da paróquia, o CLJ, que em uma das noites nos convidou para dar testemunho em seu encontro semanal. A noite jovem teve espaço para a comunidade interagir com os missionários, ao som do tradicional Canto Alegretense, e também assistir ao teatro sobre Santo Antônio preparado pelos missionários.

Ainda como missionários, tivemos a oportunidade de divulgar as atividades do Jubileu de Ouro da Paróquia Santo Antônio, momento de celebração e de grande alegria para todo o povo de Coronel Bicaco. A festa seria realizada uma semana após a saída dos missionários, no dia 22 de janeiro. Felipe Heckler, de Santo Ângelo, nos dá o testemunho: “Cada casa que a gente passa nos diz um pouco de sua realidade, assim podemos crescer como pessoa e se colocar no lugar do próximo”.

Impulsionados pela lema Com Maria, Geração Missionária, ou Cristo ou nada, o regional sul se renova em espírito para esse ano de atividades intensas, carregando consigo o ardor apostólico em cada ramo.

Sobre o Autor