Em época de férias escolares e para alguns, do trabalho, no mês de julho ocorreram algumas atividades em diferentes ramos do Jumas pelo Brasil a fora a fim de promover momentos diferentes para cada juventude. Foi o que aconteceu no ramo de São Bernardo, onde foi realizada a primeira edição da Mater League, o campeonato de futebol do Jumas SBC.

O ramo de SBC sempre teve a cultura de que em algum período do ano (geralmente nos meses de janeiro, julho ou dezembro), organizar um campeonato e/ou uma atividade de férias entre os grupos, para promover uma maior vinculação entre os membros, mas esse ano, a escolha foi o tradicional campeonato de futebol, que teve algumas pequenas diferenças dos demais já realizados, que foram o Cartola do campeonato (semelhante ao Cartola da TV Globo), o logotipo e o nome do evento, a Mater League! Além destas novidades, a Mater League contou com uma grande cobertura da equipe de Comunicação do Jumas SBC, que realizou transmissões “ao vivo” no Facebook, e utilizou do aplicativo “Snapchat” para mostrar momentos do campeonato.

Os jogos aconteceram nos dias 02,04,05 e 10 desse mês, no ginásio poliesportivo Ipec, localizado no bairro Ferrazópolis, bairro onde a juventude local se reúne e contou com a participação de oito times (que são constituídos pelos integrantes dos grupos locais), que foram o Ver Sacrum, Paladinos, Mar Adentro, Caná, Grupo 22, Grupo 23, grupo 25 e o time do Crisma, formado por jovens que estão preparando-se para o sacramento do Crisma nesse período do ano, na paroquia N.S.R de Fatima e sempre são convidados para participar do campeonato, para ter um contato com o Jumas e conhecer o Movimento de Schoenstatt e seus membros.
Embora o campeonato seja bastante disputado pelos grupos, o seu real intuito é aumentar a vinculação da juventude, mostrar que num esporte tão competitivo como o futebol, é possível ser homem-novo e ser exemplo de autoeducação, entregar todo o esforço feito durante os jogos à Maria e também tentar formar e fortalecer novos grupos pelo futebol. Prova disso, foi a participação dos novos grupos da juventude de SBC, o G23, G25 e o Ver Sacrum (grupos recém-formados). A Mater League contou também com a participação de familiares dos jogadores, de membros antigos do Jumas que hoje estão na Família de Schoenstatt e da Juventude Feminina.
Todavia, o campeonato foi disputado em duas fases. A primeira, a tradicional fase de grupos, onde as oito equipes disputaram duas vagas em dois grupos de quatro (A e B) e o mata-mata que eram as semifinais. Classificaram para as semifinais os grupos Ver Sacrum x Caná e Mar Adentro x G22. Ambas as partidas foram disputadíssimas, equilibradas e jogadas com muita raça, onde se classificaram para a final o grupo Caná e Mar Adentro. A partida valendo o terceiro lugar foi disputada e ganha pelo G22 em cima do Ver Sacrum.
Na grande final, o Grupo Caná venceu o Mar Adentro (campeão de 2015) por 3×2.
Ao final da última partida, no momento em que o juiz apitou, ambos os jogadores se reuniram no centro da quadra junto da imagem da Mãe e puxaram o hino de Franz Reinich, deixando toda a rivalidade de lado e chamando todos os presentes para pular, cantar e comemorar este momento. Este ato de entrega para a Mãe de Deus, mostrou a todos os presentes como o amor a Maria e a Deus pode sobressair-se facilmente deixando qualquer rivalidade ou competitividade gerada pelo futebol!

WhatsApp-Image-20160622 WhatsApp-Image-20160715 WhatsApp-Image-20160716 WhatsApp-Image-20160717 WhatsApp-Image-20160718

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web