Esse ano foi mais um em que a Juventude Apostólica de Caieiras realiza com louvor o Mãe Feliz Dia, uma homenagem feita à Mãe Rainha e a todas as Mães da cidade.

Desde o ano de 2000 a Juventude Apostólica de Caieiras realiza um evento como homenagem às mães e à Mãe Rainha, chamado Mãe, Feliz Dia, que ocorre todo segundo domingo do mês de maio, no dia das mães. Esse evento hoje se realiza em outras cidades como propagação de sua boa conduta, contudo sua fundação ocorreu em Caieiras, com a juventude local, assessorada atualmente pelo Pe. Matheus Bernardes e a Senhora Lucia Ferreira, do Instituto das Senhoras de Schoenstatt.

Esse evento foi assim batizado devido ao dia voltado à comemoração para as mães. Assim sendo essa homenagem consiste na colação de cartazes nos postes da cidade, durante a madrugada. Esses cartazes são ilustrados com a imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e em seu rodapé a frase que traz o significado da homenagem com o escrito: MÃE, FELIZ DIA.

Em 2009 realizou-se, neste domingo, o nono ano em que os jovens schoenstatteanos saem pelas ruas durante a madrugada apostolando através da homenagem feita à Mãe de Deus. Esse ano sob chuva, porém a chuva veio antes de começar, ao iniciar os trabalhos a chuva cessou até o fim da colagem, onde veio a chover novamente. Esse apostolado alegra o coração de cada participante, inflamando ainda mais a chama de doação à MTA, e assim assumindo o papel de queridos filhos. Todo ano esse evento traz renovações em questão das pessoas, porém alguns já fazem parte desde o primeiro ano de sua realização, como o caso de Lúcia Ferreira, Senhora de Schoenstatt, que sempre está presente assessorando a juventude apostólica: “é selar a cidade com algo divino, além de ser um ato de heroísmo”. Outros também importantes pra essa realização de manifestaram: “Ficou tudo muito bom!”, Pedro Miguel, do Jumas, que participa desde o primeiro evento, resumindo em poucas palavras o que achou do MFD 2009. “Não podemos pensar que é só mais um ano, pois esse apostolado é uma maneira de mostrarmos que somos diferentes e de unir cada vez mais nossa Juventude. Cada ano podemos aprender uma nova lição. Podemos afirmar que a Mãe e nossa cidade se alegram em ver nosso apostolado, pois sempre tivemos fortíssimas contribuições para a realização de nossa homenagem.”, Monalisa Stela, vice-dirigente de ramo da Jufem Caieiras e uma das organizadoras do MFD 2009; “O Mãe, Feliz Dia 2009 foi realizado com muito sucesso, graças a nossa querida Mãe que permaneceu conosco do início ao fim. Os resultados foram mais do que esperávamos.” José Henrique líder do Jumas Caieiras e também organizador do MFD 2009. “Foi bem da hora, muito legal!” Juliano, 15, participante de um grupo de Aliados do Jumas Caieiras que teve sua primeira participação neste ano. A Suely Bayerlein que participa do ramo das Mães e sempre apóia a realização desta homenagem deu sua declaração ao ver uma dessas imagens colada ao poste em frente sua casa: “[Ver a homenagem] É a primeira coisa que faço, vou saudando a Mãe. É muito bom, muito bom mesmo. A Mãe sempre está presente durante o trabalho desses jovens, porque nesse dia choveu antes e depois da colagem.”.

Apesar de todos os anos serem feitos exatamente iguais, a surpresa que já se torna esperada por todos se torna inevitável, como se cada ano fosse o primeiro. Esse fenômeno ocorre devido ao esforço de cada jovem que trabalha durante toda a madrugada para fazer as mães felizes com a homenagem ao acordarem. Assim se torna surpreendente a cada ano para cada mãe que sente esta homenagem tocada a cada coração.

A cor azul usada nos cartazes chama atenção de cada um que passa na rua, a pé ou de carro, e acaba voltando seu olhar ao poste e fatalmente à homenagem. A principio a idéia da cor foi ser apenas em branco e preto, porém baseando na cor do manto da Mãe Rainha, os jovens optaram pela cor azul. E providencialmente acabou por ser uma cor chamativa, que realmente chama a atenção de todos, atingindo o objetivo.

Tudo indica que esse apostolado não deve ter um fim breve, se continuar com essa vontade da Juventude Apostólica de hoje a tendência é cada vez mais expandir e se tornar exemplo a outras juventudes, copiando essa homenagem, o que seria vista de muito bom grado pela atual Juventude Apostólica de Caieiras, pois esta quer cada vez mais que seu apostolado seja exemplo vivo às demais Juventudes.

Essa homenagem é realmente um exemplo de que como a Juventude quando une todas suas forças faz um evento tão bonito e tão profundo, pois todas as mães merecem essa homenagem e esse evento tem a capacidade de tocar profundamente o íntimo do divino de cada mãe e assim receber as graças da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt a maior das homenageadas neste dia tão alegre.

Hélio César Pedroso Sanches Silveira

Membro da Juventude Masculina de Caieiras

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.